Cartola FC traz novidades para edição 2011
Na primeira rodada, jogo já bateu recorde de participantes
O campeonato brasileiro de futebol está de volta após quase seis meses e traz, junto com ele, um dos jogos com temática esportiva mais populares do Brasil: o Cartola FC, um fantasy game que requer do jogador doses bem parecidas de conhecimento tático e sorte. O jogo, gratuito, dá ao jogador a possibilidade de montar seu próprio time de futebol com base nos planteis dos clubes brasileiros. Usando dinheiro fictício, o internauta deve, a cada rodada do campeonato, comprar e vender atletas, que marcam pontos virtuais quando atuam de verdade.
Para a edição de 2011, o Cartola trouxe inovações na parte de comunicação entre os usuários. Agora, eles podem compartilhar mais dados do jogo nas redes sociais, como pontuação conquistada, além de ter a possibilidade de conversar com seus companheiros de liga através de um chat. É novo também o Hall da Fama, que premia o internauta com troféus segundo seu desempenho em categorias pré-definidas, como por exemplo “ladrão de bolas”.
Apesar desses novos atrativos, criados para tornar o jogo mais divertido e atingir também um público menos “boleiro”, o Cartola FC adotou, desde o ano passado, uma postura que poderia causar uma queda na procura pelo jogo e que deixou os organizadores apreensivos. “Deixamos de oferecer prêmios para os vencedores em 2010. Percebemos que essa não é a essência do Cartola. O mais legal é que não tivemos reclamações e o número de participantes sobe a cada ano de forma consistente”, afirmou Gustavo Freudenfeld, gestor da área de novas mídias do Sportv.
Ainda no começo do campeonato brasileiro, o Cartola já conta com 1 milhão e 200 mil inscritos, dos quais 800 mil participaram ativamente da primeira rodada, número que representa um recorde de participação em toda a história do jogo, no ar desde 2005. A previsão, otimista, é que a quantidade de jogadores do ano passado seja superada em 30%, em 2011. E, para que tais valores se consolidem, os organizadores do jogo não apostam apenas na publicidade convencional.
“Fazemos propaganda do Cartola em diversas mídias, com banners na internet e chamadas na televisão, mas, por ser um game social, jogado entre amigos há seis anos, confiamos muito no poder da propaganda boca a boca”, conclui Gustavo.