Mídia

Facebook estreia Messenger Rooms, alternativa ao Zoom

Nova ferramenta do Messenger, permite chamadas em vídeo com até 50 pessoas

i 27 de abril de 2020 - 16h38

Na sexta-feira, 24, o Facebook anunciou a criação do Messenger Rooms, uma ferramenta de conferência em vídeo para reunir amigos, famílias e pessoas do mesmo interesse para celebrar, realizar reuniões, clubes de leitura e outros. O usuário pode criar uma sala com até 50 pessoas sem a necessidade de agendar a chamada ou de limitar o tempo de duração. Quem criar a sala pode compartilhá-la no seu feed de notícias, grupos ou eventos para os interessados entrarem. O anfitrião pode liberar a chamada para todos ou fazer uma triagem dos que entram.

 

Recurso estará disponível em demais propriedades do Facebook (Crédito: Reprodução/Facebook)

É possível acessar o Rooms em computadores ou celulares. No aplicativo do Messenger, o usuário pode usar os recursos de realidade aumentada oferecidos, como os filtros. Em breve, o Facebook vai adicionar ferramentas de videoconferência em outras propriedades, como no Instagram e no WhatsApp. No mesmo anuncio que comunica o lançamento do Rooms, o Facebook diz que, em breve, os usuários do WhatsApp poderão fazer chamadas com oito pessoas.

Ao participar de uma transmissão ao vivo na sexta-feira, 24, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, detalhou como a nova solução se diferencia do Zoom. Um exemplo é que os amigos e colegas podem entrar na sala ao longo do dia, tornando a experiência menos agendada do que as que o Zoom oferece. Ele também diz que existiriam filtros para prevenir que pessoas indesejadas pudessem entrar sem permissão, se o anfitrião da chamada quisesse fazer triagem dos visitantes. No entanto, não há afirmações, no entanto, se o Facebook pode prevenir que as pessoas passem por situações constrangedoras durante a conferência em vídeo.

*Com informações do AdAge

**Crédito da imagem no topo: Ajwad Creative/iStock