Mídia

Como o TikTok quer ampliar espaço do conteúdo educativo

Ações educativas visam aproximar a plataforma do público e ampliar impacto para além do entretenimento

i 11 de novembro de 2025 - 6h02

TikTok ativa conteúdos educacionais 

TikTok ativa conteúdos educacionais (Crédito: Reprodução/TikTok)

O TikTok vem intensificando suas ações para mostrar que o conteúdo da plataforma vai além do entretenimento.

Neste mês, a empresa lançou uma nova fase de sua campanha educativa, que busca consolidar o aplicativo como um espaço de aprendizado e informação de qualidade, ampliando uma frente que já envolve iniciativas ligadas à literatura, ciência e cultura.

Tempo de tela com qualidade

A estratégia ganha força em meio ao período do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), quando o tema educação ganha ainda mais visibilidade.

“Estamos em um momento de maturidade da plataforma no Brasil. Nosso objetivo é mostrar o impacto positivo que o TikTok pode ter na vida das pessoas”, afirma Daniel Dränger, líder de marketing da empresa no Brasil.

Nos dias 1º e 2 de novembro, a plataforma promoveu o “Aulão do TikTok”, reunindo 30 mil estudantes em sessões de cinema em 32 cidades, incluindo todas as capitais.

As aulas, exibidas em formato de vídeos verticais, foram conduzidas por oito professores criadores de conteúdo, com temas de humanas, linguagens e ciências da natureza.

O projeto foi complementado pela ação “Rota da Revisão”, que levou vídeos curtos com dicas de professores para telas de transporte público em 13 cidades.

De acordo com a plataforma de vídeos, o tema Enem já acumula quase 4 bilhões de visualizações, crescimento de seis vezes em relação a 2024.

“O comportamento da comunidade mostrou a relevância do tema. Aproveitamos esse momento para ampliar o alcance do conteúdo educativo, dentro e fora do app”, explica Dränger.

Além disso, a empresa lançou o desafio #AprendaNoTikTok, que premiará com R$ 75 mil os melhores vídeos educativos nas categorias STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), ciências humanas e linguagens e sustentabilidade.

O projeto conta ainda com o apoio do Anglo, que oferecerá 20 mil bolsas de estudo para o curso online de revisão do Enem.

Nova fase da campanha educativa

No ar até dezembro, a campanha, com ativação 360°, reforça o conceito de aprendizado acessível e é protagonizada por criadoras que usam o conteúdo digital como ferramenta de ensino.

Nath Finanças aborda educação financeira voltada especialmente a públicos de baixa renda; Mari Kruger leva ciência e combate à desinformação a milhões de seguidores; e Teacher Elza ensina inglês de forma prática e inclusiva.

@tiktokbrasilO aprendizado é libertador, e essa é a maior lição que a @teacherelza ensina para os seus milhões de alunos!♬ som original – TikTok Brasil

A ação também conta com o cantor Péricles e a atriz Ingrid Guimarães em filmes digitais que mostram como a plataforma pode inspirar aprendizados cotidianos.

A aposta em aprendizado deve seguir como pilar da estratégia de comunicação do aplicativo no País.

“Essa campanha é um capítulo dentro de uma narrativa maior sobre impacto. Seja cultura, literatura, ciência ou finanças, queremos continuar mostrando que nós podemos ser um espaço de descoberta e aprendizado para todos”, conclui Dränger.