Cresce o percentual de brasileiros que não confia em notícias

Buscar

Cresce o percentual de brasileiros que não confia em notícias

Buscar
Publicidade

Mídia

Cresce o percentual de brasileiros que não confia em notícias

Dados de 2023 da pesquisa do Reuters Institute aponta que 41% dos brasileiros evitam consumir informação de veículos jornalísticos


16 de junho de 2023 - 6h01

brasileiros notícias

(Crédito: Shutterstock)

Os brasileiros estão menos confiantes em relação às notícias publicadas pelos veículos jornalísticos. É o que mostra a edição mais recente da pesquisa realizada pelo Reuters Institute, que avalia a percepção das pessoas em todo o mundo a respeito do consumo de notícias e de conteúdo.

Em relação ao recorte brasileiro da pesquisa, o Instituto Reuters mostra uma ampliação da descrença do público. No ano passado, 43% não confiavam nas notícias postadas pela imprensa. Agora, o percentual subiu para 48%.

De acordo com o relatório, uma explicação para esse aumento da desconfiança pode ser a eleição presidencial altamente polarizada que o País vivenciou no ano passado.

Esse clima de intensa disputa de polos ideológicos contribui, também, para o aumento das críticas em relação à imprensa e ao trabalho dos jornalistas. Cerca de dois terços dos entrevistados no Brasil relatam que, frequentemente, ouvem ou veem críticas feitas aos jornalistas e os veículos, de modo geral.

41% dos brasileiros evitam consumir notícias

A mesma pesquisa do Instituto Reuters apontou, ainda, que 41% dos brasileiros evitam o consumo de notícias e de conteúdo jornalístico. No mundo, esse índice, na média, é de 36%.

Apesar de elevado, esse índice está melhor do que no ano passado, quando 54% dos brasileiros afirmavam que “fugiam” das notícias publicadas por veículos de imprensa.

Segundo a Reuters, a eleição presidencial também pode ser uma das causas da diminuição da evasão, uma vez que a corrida eleitoral foi o assunto dominante da mídia e o acontecimento político mais importante do País no ano passado.

Fontes de notícias: por onde os brasileiros se informam?

A pesquisa também procurou avaliar quais são os meios de comunicação pelos quais os brasileiros mais se informam.

O meio digital, incluindo as redes sociais, são principal fonte de informação para 79% dos brasileiros. Já em um recorte isolado das redes sociais, essas plataformas são o principal canal de informação para 51% das pessoas no Brasil.

A televisão é citada como fonte principal de notícias para 57% dos entrevistados brasileiros no estudo enquanto veículos impressos (jornais e revistas) são a fonte principal de informação de 12% das pessoas.

Índice de confiança dos veículos

O Reuters Institute fez uma lista de alguns veículos jornalístico e perguntou aos entrevistados sobre o grau de confiança em cada um.

Por essa lista, os veículos listados pela Reuters com maior índice de confiabilidade são:

SBT News (61%)
Band News/Jornal da Band (60%)
Record News/R7.com/Jornal da Record (60%)
Jornais impressos locais ou regionais (58%)
UOL (55%)
Globo/ TV Globo/ GloboNews/ G1 (54%)
O Globo (54%)
Folha de S.Paulo (53%)
O Estado de S.Paulo (53%)
Veja (51%)
Valor Econômico (51%)
Terra (50%)
Metrópoles.com (49%)
RedeTV (49%)
Yahoo News (48%)

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Ana Maria Braga e Receitas oferecem soluções publicitárias juntos

    Ana Maria Braga e Receitas oferecem soluções publicitárias juntos

    Ofertas conjuntas entre Ana Maria Braga e Receitas visa aproximar o público e a atenção dos consumidores

  • Omelete apresenta quadro em programa do Porta dos Fundos

    Omelete apresenta quadro em programa do Porta dos Fundos

    Em parceria de conteúdo, portal geek Omelete irá compartilhar notícias do mundo do entretenimento no programa Porta News