Estadão busca nova composição de receita
Presidente do Conselho de Administração do grupo nega que retorno de Mesquita Neto represente volta da antiga gestão e defende mais receita em conteúdo pago
Presidente do Conselho de Administração do grupo nega que retorno de Mesquita Neto represente volta da antiga gestão e defende mais receita em conteúdo pago
Meio & Mensagem
1 de agosto de 2012 - 3h07
Com a mudança no comando do Grupo Estado — sai o diretor-presidente Silvio Genesini e retorna Francisco Mesquita Neto, agora como presidente executivo —, a companhia enfrenta o desafio de superar a ideia amplamente difundida no mercado de que a volta da família na gestão signifique uma alteração no modelo de administração. Plínio Villares Musetti, presidente do Conselho de Administração do grupo, ressalta que “não há um retorno da família Mesquita às operações”, mas que o novo presidente executivo deve oferecer “apoio à gestão profissional” (leia entrevista abaixo).
Em 2003, o Grupo Estado enfrentou a mais aguda reestruturação em sua história de 137 anos: na ocasião, todos os membros da família Mesquita que ocupavam cargos executivos ou de comando editorial foram substituídos por profissionais do mercado. A função da mudança era enxugar os custos e readequar o organograma de uma empresa que ganhava novos departamentos e cargos para acomodar os herdeiros. Quase uma década depois, o resultado foi uma melhoria significativa nas contas do grupo, mas permaneceu uma frustração: a nota emitida pelo grupo na ocasião falava que outro dos objetivos da alteração administrativa era aproveitar “as oportunidades que se oferecerão nos mercados de capitais e resultarão da abertura do setor de mídia”. Nem investidores estrangeiros se interessaram pelos negócios, nem houve uma oferta pública de ações da empresa. Discute-se, no mercado, se não seria esta a função de Chico Mesquita no novo posto de comando.
Do anunciante para o leitor
O presidente do Conselho de Administração do Grupo Estado destaca que, mesmo com a mudança na presidência do grupo, o modelo de gestão ainda está sob os princípios de governança corporativa e que a meta é rentabilizar os novos suportes de conteúdo.
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