Mídia
Facebook investe em áudio com similar do Clubhouse e podcasts
Plataforma acirra concorrência no mercado de áudio e quer emplacar um novo formato de conteúdo em seus apps
Facebook investe em áudio com similar do Clubhouse e podcasts
BuscarFacebook investe em áudio com similar do Clubhouse e podcasts
BuscarPlataforma acirra concorrência no mercado de áudio e quer emplacar um novo formato de conteúdo em seus apps
Meio & Mensagem
20 de abril de 2021 - 16h01
De olho no desempenho do Clubhouse, que na última semana recebeu um novo aporte e foi avaliado em US$ 4 bilhões, o Facebook está se juntando a longa lista de plataformas de mídia social que ampliaram seus investimentos em áudio. Em um post feito em seu blog corporativo nesta segunda-feira, 20, a companhia anunciou planos que vão desde uma possível parceria com o Spotify até ferramentas de criação e monetização de áudios no Facebook.
Dentro desse pacote de novidades, o que mais se assemelha ao vizinho Clubhouse seria o Live Audio Rooms, salas de áudio ao vivo que poderão ser realizadas nos grupos, por perfis de celebridades e, mais adiante, no próprio Messenger. A ferramenta já está sendo testada e deve ser lançada no início do segundo semestre, de acordo com a plataforma.
Mas, para além das salas de bate-papo, o Facebook parece querer emplacar um novo formato de áudio, o Soundbites. A ideia é que o formato funcione de maneira similar ao Reels, usando apenas áudio. Segundo a companhia, os Soundbites seriam “clipes de áudio criativos e curtos para capturar anedotas, piadas, momentos de inspiração, poemas e muitas outras coisas que ainda não imaginamos”. Esse projeto começará a ser testado nos próximos meses.
Para que os clipes curtos de áudio se popularizem na plataforma, assim como fez com o Reels, o Facebook pretende disponibilizar uma ferramenta intuitiva de edição de áudio, para que seus usuários possam fazer suas criações. A ideia é que, posteriormente, também sejam criadas alternativas para monetizar esses conteúdos.
Por fim, a big tech anunciou que já nos próximos meses será possível ouvir seus podcasts preferidos sem sair do aplicativo do Facebook. A plataforma também vai auxiliar com a curadoria de episódios e podcasts recomendados a partir de seus interesses na rede social. Apesar de não ficar claro na publicação, a novidade reforça rumores de uma possível parceria com o Spotify.
Compartilhe
Veja também
Justiça dos EUA pode determinar divisão do Google por monopólio
Possível desmembramento da empresa é consequência da violação de leis antitruste dos Estados Unidos a partir de mecanismo de buscas
Fim do compartilhamento de senhas no Disney+ chega ao Brasil
Medida já havia sido comunicada para o mercado norte-americano, europeu, entre outros; ainda não há data para a restrição de acessos ou valor de taxa adicional