Fotógrafo brasileiro recebe Pulitzer
Mauricio Lima e os colegas do NYT ganharam o prêmio pelos registros da crise dos refugiados rumo à Europa

Mauricio Lima recebe Pulitzer por seu trabalho na cobertura dos refugiados rumo à Europa (foto: Mauricio Lima/The New York Times)
As imagens que o fotógrafo brasileiro, Mauricio Lima, registrou da crise dos refugiados, no Iraque e Afeganistão, propagaram ao mundo momentos de dor e angústia.
O trabalho do profissional, que mostrou o drama das pessoas que decidiram fugir dos conflitos e da violência de seus países rumo à Europa, foi reconhecido nesta segunda-feira, 18. Maurício recebeu o Pulitzer 2016 junto aos colegas Sergey Ponomarev, Tyler Hicks e Daniel Etter, do New York Times na categoria fotografia de notícia. O prêmio foi compartilhado com a agência Thomson Reuters.
Na cerimônia, realizada na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, também premiou jornalistas e fotógrafos que cobriram conflitos no Afeganistão e Síria. Alissa Rubin, também do The New York Times, ganhou por seu trabalho sobre mulheres afegãs. A Associated Press (AP) foi reconhecida pelo jornalismo de serviço público, enquanto o jornal The Washington Post faturou o prêmio de reportagem nacional por seu trabalho com base de dados sobre mortes cometidas pela polícia.