Investimento global em marketing de influência chegará a US$ 34 bilhões

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Investimento global em marketing de influência chegará a US$ 34 bilhões

Projeção faz parte de estudo realizado pela PQ Media, que estima um crescimento de 17% do segmento neste ano de 2023


15 de setembro de 2023 - 7h50

Saúde mental dos creators

(Crédito: Alinabuphoto/shutterstock)

Do Ad Age

Os investimentos globais em marketing de influência aumentaram 21,5% em 2022, alcançando a marca de US$ 29 bilhões, de acordo com novo estudo divulgado pela empresa de pesquisas e marketing PQ Media.

A projeção é de que os investimentos em marketing de influência cresçam 17% neste ano de 2023, chegando a US$ 34 bilhões, à medida em que um número crescente de marcas investe em ações com criadores de conteúdo.

A maior parte desse crescimento do marketing de influência no ano passado – 76% – aconteceu nos Estados Unidos e foi impulsionada, sobretudo, pelos investimentos em mídias sociais e patrocínios de micro e macro influenciadores.
Embora os criadores de conteúdo sejam geralmente classificados por esses rótulos, baseados na quantidade de seguidores, a PQ Media define um macro influenciador como um criador de uma grande categoria, como moda, enquanto um micro-influenciador é definido como alguém especializado em um nicho bem específico, como tênis esportivos.

Os anunciantes investiram cerca de US$ 5,3 bilhões em macro-influenciadores e outros US$ 4,4 bilhões em embaixadores de marca, que a PQ Media classifica como influenciadores “offline”, que promovem uma marca para familiares e amigos com reviews de produtos. Em 2022, os investimentos em parceiras com micro-influenciadores cresceram 30%.

Em comparação com o aumento de 21,5% no investimento em marketing de influência em 2022, os investimentos globais em publicidade e marketing, de forma geral, cresceram cerca de 10%, segundo o estudo.

Quando se considera o destino das verbas dedicadas ao marketing de influência, a maior parte delas, obviamente, é direcionada aos próprios criadores de conteúdo. Tanto os “provedores de serviços estratégicos”, incluindo agências de influenciadores e de relações públicas, e plataformas com softwares de pesquisas sobre esse mercado, tiveram os investimentos ampliados em 18% e 26%. Apenas as agências especializadas em marketing de influência registraram crescimento de 22,5% nos investimentos em 2022, segundo o estudo.

O marketing de influência em outros países

Apesar da PQ Media ter mapeado os Estados Unidos como o mercado de maior crescimento na indústria do marketing de influência, o estudo também apontou oito outros mercados em que os investimentos nesse segmento cresceram significativamente em 2022.

Na Índia, o país com maior crescimento do marketing de influência de 2022, foi registrado o aumento de 33,6%. No Japão, o aumento foi de R$ 33,1%. Nos Estados Unidos, o crescimento foi de 22,2% em comparação com o ano anterior.

A PQ Media identificou alguns fatores que contribuem para o crescimento exponencial do marketing de influência, incluindo uma visão mais abrangente das métricas, indo além das tradicionais curtidas e dos seguidores, além da utilização de criadores de conteúdo em campanhas omnichannel.

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