Novo canal, Times | CNBC quer falar do “dono da pizzaria ao da fintech”
CEO do conselho de administração e líder do projeto, Douglas Tavolaro acredita que nova emissora, que estreia domingo, 17, pode ajudar a popularizar os assuntos de negócios
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Bárbara Sacchitiello
14 de novembro de 2024 - 18h10
Economia e negócios podem ser, em um primeiro momento, temas árduos e nem tão interessantes ao grande público. Fazer com que esses assuntos sejam agradáveis a ponto de fazer com que as pessoas sintonizem sua TV (ou celular) em programas do tipo será a nova missão do jornalista e empresário Douglas Tavolaro a partir deste domingo, 17.
A partir das 20h estreia na TV (e uma hora antes, nas plataformas digitais) o Times | CNBC, operação brasileira resultado da associação entre a nova empresa de Tavolaro e o grupo de mídia famoso dos Estados Unidos.
A operação vem sendo estruturada ao longo dos últimos meses, com a contratação de âncoras e jornalistas conhecidos do público e uma aparente boa aceitação do mercado publicitário: cerca de 20 dias antes da estreia, 24 marcas já haviam firmado acordo para patrocinar o projeto.
“Foi um recorde, em termos de quantidade de patrocinadores, para a estreia de um veículo no Brasil”, celebra Tavolaro. Bradesco, Avenue, Toyota, Nomad, Itaú, B3, BRB e Senar são os patrocinadores másters. Já como apoiadoras, estão ArcelorMittal, GM, Be8, Ambipar, Totvs, Samsung, SoftBank, Vivo, Webull, Mitshubishi Motors, Abbott, BTG Pactual, MSC Cruzeiros, Pluxee e Uber.
CNBC estreia canal no Brasil com 23 marcas
Na visão do empresário, três fatores podem explicar esse sucesso comercial antes da estreia. A primeira é a própria expertise de boa parte da equipe na importação de canais internacionais. Foi Tavolaro, juntamente de outros diretores que hoje estão no Times | CNBC, que trouxeram a CNN Brasil, em março de 2020.
“O mercado reconheceu a CNN Brasil como um projeto de gestão de sucesso e acredita que essa mesma qualidade será aplicada, agora, ao Times | CNBC”, diz o executivo, que deixou o projeto da CNN Brasil assim que operação completou um ano no ar.
Outro fator, segundo ele, é a própria força da marca internacional. Presente em 154 países, o canal faz parte do grupo NBCUniversal e especializou na cobertura de negócios e economia, com sede nas cidades de Nova Jersey, Londres e Singapura.
Mas é a terceira razão que Tavolaro mais gosta de frisar como aquela que julga ter sido crucial para o mercado acreditar no projeto da CNBC brasileira. “O que mais ouvi nas conversas e apresentações que fiz às empresas, é o fato de o canal ser independente. Ele não está vinculado a outro grupo e nem tem uma empresa como sócia. Esse ponto é importante porque evita possíveis conflitos de interesses e eventuais questões políticas nas quais as empresas anunciantes não querem se envolver”, pontua.
O canal promoveu uma festa de apresentação ao mercado publicitário e convidados, com a presença de autoridades, no dia 1 de novembro, em São Paulo.
O líder do canal conta que o Times | CNBC terá uma programação de 15 horas diárias no ar, com conteúdo que vai do hard news, como a cobertura do encontro da Cúpula de Líderes do G20, que acontecerá no Rio de Janeiro na próxima semana, desde a abordagem de assuntos de entretenimento e estilo de vida.
“A nossa ideia é falar de negócios de uma forma que alcance a maior quantidade possível de pessoas, desde o dono de uma pizzaria na periferia de São Paulo até o CEO de uma fintech, passando pelo estudante que está querendo entrar no mercado de trabalho. A proposta é mostrar como a economia e as decisões que são tomadas no País impactam o dia a dia de todas as pessoas”, explicou o jornalista.
Para essa jornada de popularização do universo dos negócios, o novo canal apostou em um elenco que, em boa parte, já é familiar aos espectadores. Nomes como Carol Barcellos, Zeca Camargo, Marcelo Torres, Natalia Ariede, Rafael Ihara e Fabio Turci estão entre os jornalistas que comandarão programas de notícias e variedades.
Para a estreia, inclusive, o novo canal apostou em outra figura de peso. Carlos Nascimento fará uma participação especial, narrando um documentário que apresentará ao público a história da CNBC no mundo. “Por enquanto é uma participação especial, mas conversamos sobre a possibilidade de tê-lo no elenco”, confessa Tavolaro.
No mesmo mês de estreia do novo canal, Tavolaro enfrentará, além da concorrência dos canais de notícias já existentes na mídia, um novo player, criado justamente por sua ex-casa. No último dia 4, a CNN Brasil colocou no ar a CNN Money, projeto voltado à cobertura de finanças e da movimentação econômica nacional e internacional.
“Tenho muito carinho pela CNN Brasil, que é um projeto que nasceu no meu computador, e que conseguiu crescer e consolidar. Desejo que ela tenha sucesso sempre, em todos os negócios”, diz o empresário. “Contudo, fazer jornalismo de qualidade sem apoio de uma rede global, que abasteça o conteúdo, é uma tarefa mais difícil. A CNN Money não tem uma emissora internacional como base, o que torna a criação do conteúdo mais desafiadora. Mas acredito que exista espaço para todo mundo e quanto mais veículos se movimentarem em projetos de conteúdo, oferecendo algo de qualidade ao público e novas opções ao mercado, melhor será”, conclui.
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