Novo crowdfunding foca em canais do YouTube

Buscar

Novo crowdfunding foca em canais do YouTube

Buscar
Publicidade

Mídia

Novo crowdfunding foca em canais do YouTube

TubeStart quer auxiliar no lançamento de canais de vídeos na internet por meio de financiamento coletivo e pré-assinaturas


21 de agosto de 2013 - 5h20

Foi lançado oficialmente nesta terça-feira, 20, o TubeStart, considerada a primeira ferramenta de crowdfunding dedicada a projetos de audiovisual para internet. A plataforma pretende fazer uma ponte entre fãs e produtores de vídeos para facilitar o financiamento de canais no YouTube.

Concebida pelo engenheiro e consultor austríaco Josef Holm e pelo humorista americano Claude Shires, a ideia nasceu quando eles tentaram capitalizar um canal de comédia no YouTube, o StandUpBits. Na ocasião, perceberam que faltavam recursos para financiar um projeto com bom potencial de audiência. Apesar dos anúncios de sobreposição ou in-stream, gerados automaticamente pelo YouTube a partir do número de views, os custos de produção e edição de vídeo em alta qualidade excediam a receita publicitária.

O TubeStart quer auxiliar a fidelizar audiência. A plataforma mantém uma comunidade de criadores e de fãs que se organizam conforme projetos de financiamento. Os apoiadores terão direito – assim como em outros projetos colaborativos – a conteúdo exclusivo e a recompensas conforme sua participação na campanha.

Inicialmente, a plataforma funciona nos Estados Unidos, Canadá e Europa. Por meio de um registro no site, os produtores podem gerar projetos de financiamento que vão de US$ 500 a US$ 500 mil, ou campanhas de assinaturas de canais, entre US$ 5 e US$ 150 mensais. Esse formato não deve retirar receitas obtidas com AdSense e outros anúncios. Haverá também promoção e curadoria dos melhores projetos entre a vastidão de conteúdo do YouTube.

Veja abaixo o vídeo de apresentação do TubeStart: 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta deve ultrapassar TV em receita publicitária em 2025

    Meta deve ultrapassar TV em receita publicitária em 2025

    Levantamento Global Advertising Trends foi realizado pela Warc e projetou o desempenho das redes sociais nos próximos anos

  • Globo será parceira de mídia no Festival Olímpico Parque Time Brasil

    Globo será parceira de mídia no Festival Olímpico Parque Time Brasil

    Globo e SporTV terão um hub de mídia diretamente do parque para amplificar a cobertura dos jogos