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Paris Filmes traz GEM ao Brasil

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Mídia

Paris Filmes traz GEM ao Brasil

Agência é responsável por ações de product placement em produções cinematográficas globais


29 de agosto de 2012 - 12h33

A Global Entertainment Marketing (GEM) é responsável por bem-sucedidas ações de product placement em produções de Hollywood, como os cases da Nokia na trilogia Matrix e da BMW para Missão Impossível. Atualmente, em parceria com o Grupo Paris Filmes, a empresa chega ao Brasil com o nome de Propaganda GEM e anuncia seus primeiros projetos para o cinema nacional: um com a marca Trousseau para o longa Até que a Sorte Nos Separe e outro com a Netshoes para o filme — ainda em fase de produção – sobre a vida do lutador brasileiro de MMA, José Aldo.

Ruben Igielko-Herrlich, co-fundador da Propaganda GEM, acredita que seja fundamental para a empresa estar presente em mercados emergentes, e afirma que a indústria cinematográfica do Brasil está no momento ideal para receber a experiência de mais de 20 anos de sua agência. “Geralmente, leva um pouco de tempo até que cada mercado esteja preparado para o que nós fazemos, mas no Brasil a hora é agora. Todas as empresas e parceiros de mídia com quem já conversamos se mostraram bastante empolgados com o que nós fazemos. Nosso objetivo é trazer este know-how para a indústria cinematográfica brasileira”, relata.

Sobre as atividades realizadas pela Propaganda GEM, o co-fundador afirma que não se baseia apenas em ações de product placement, mas sim uma mescla disso com promo activation passando também pela área de PR. “Em português não há um termo definido ainda, seria uma espécie de ‘marketing de entretenimento’. Usamos a energia emocional das marcas para nos comunicar com o público por meio desse conteúdo cinematográfico, que faz você vibrar, rir, chorar”, define. “Quando fechamos parceria entre uma marca e um filme, nosso trabalho envolve várias etapas: a empresa pode levar profissionais ou clientes para fazer figuração nos sets de filmagem, pode realizar eventos ou sessões especiais antes de o produto final estrear nos cinemas, ajuda a distribuidora a promover o filme”, completa. Igielko-Herrlich diz ainda que esse trabalho acaba se tornando um canal para que as marcas transmitam seus valores simbólicos ao público consumidor. 

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Segundo Igielko-Herrlich, a Propaganda GEM não tem preocupações quanto aos bons resultados que irá obter no país, por acredita na parceria com a Paris Filmes, distribuidora responsável pela vinda chegada da empresa ao Brasil. “Há um ano um amigo me apresentou o Sandi (Adamiu, diretor-geral do Grupo Paris Filmes). Ele me disse que o Brasil é um país com o mercado certo para o tipo de atividade que nós oferecemos. Então a conversa se desenrolou e eu percebi que havia encontrado um grupo de pessoas que pensa como nós da Propaganda GEM. Há alguns meses vim para o Brasil e estamos otimistas com essa parceria pelo fato de estarmos trabalhando com pessoas que têm conhecimento dos mercados locais”, comenta.

O executivo explica ainda que a Propaganda GEM atua em conjunto com os roteiristas para evitar interferências negativas na obra cinematográfica. A agência recebe o script dos filmes e encontra espaços nas histórias para que possam inserir marcas de forma sutil. Igielko-Herrlich ressalta a importância de os profissionais do setor entenderem a diferença entre propaganda – onde, de acordo com ele, a própria marca envia toda a mensagem ao consumidor – e product placement – onde deve-se deixar que a plateia por si só tenha vontade de buscar mais informações sobre o produto. “O objetivo é ajudar a contar uma história melhor, a estabelecer a apresentação dos personagens, e ter os produtos certos ajuda a narrar uma história. Se um mostra um personagem que dirige um Rolls-Royce, na hora o público entende que ele é rico, poderoso; em um segundo a imagem daquele produto vai transmitir o símbolo correto e ajudar a contar a história muito mais rapidamente do que se houvesse uma narração dizendo que ele é um homem de negócios rico, poderoso, etc. O cinema não tem tempo para isso, é e assim que os produtos ajudam a dar forma aos filmes”, defende.

Igielko-Herrlich acredita ainda que as mudanças tecnológicas dos últimos anos tenham influenciado os hábitos da sociedade de forma que o cinema e o setor de product placement recebessem mais atenção dos publicitários. “Por muitos anos eu ia até as marcas e as ouvia dizendo que preferiam investir em propagandas. Só que a globalização se desenvolveu a um ponto que são os consumidores que têm múltiplas opções de conteúdo, não apenas TV e jornais ou revistas. Hoje em dia, as pessoas mudam os canais quando começam as propagandas, têm acesso à internet e tecnologias mobile, veem o que querem. E então essa indústria começou a se perguntar por que gastar tanto dinheiro em campanhas de televisão quando as pessoas as assistem cada vez menos. Com tanta coisa ao mesmo tempo, o único lugar, hoje, no qual as pessoas realmente param e se desligam do resto do mundo é no cinema. E as marcas querem estar onde os consumidores estão prestando atenção”, justifica.

O co-fundador da Propaganda GEM afirma ainda que o objetivo da parceria com a Paris Filmes não é apenas atuar no Brasil, mas oferecer à marcas nacionais que queiram se globalizar a oportunidade de levarem seus produtos a produções internacionais. “Nos próximos quatro anos, com a Copa do Mundo e a Olimpíada no Brasil, os olhos do mundo estão voltados ao País. E esses eventos esportivos trarão investimentos não só ao País de forma estatal, mas também para as marcas brasileiras, que serão mais bem vistas por Hollywood”, conclui. 

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