Redução do alcance é natural, diz Facebook
Rede social esclarece que a diminuição do alcance orgânico dos posts é motivada pela maior concorrência do feed de notícias e não uma estratégia comercial
Rede social esclarece que a diminuição do alcance orgânico dos posts é motivada pela maior concorrência do feed de notícias e não uma estratégia comercial
Bárbara Sacchitiello
6 de dezembro de 2013 - 1h24
O crescimento natural da base de usuários do Facebook e do próprio conteúdo postado pelas fanpages das marcas é a única razão para que o alcance orgânico dos posts seja gradativamente reduzido. A explicação foi dada pela própria rede social, que procurou a reportagem de Meio & Mensagem após a publicação da notícia de que a rede estaria reduzindo o alcance das mensagens postadas pelas páginas das marcas (a nota foi publicada nesta quinta-feira, 5, baseada em texto do site do Advertising Age).
Segundo Camila Fusco, gerente de comunicação do Facebook no Brasil, é fato que a distribuição orgânica das postagens na rede social vem diminuindo com o passar do tempo, mas isso não é motivado por estratégia ou política da rede para ampliar as vendas de postagens pagas. “O feed de notícias é cada vez mais concorrido, as pessoas curtem e compartilham a cada dia um número maior de coisas. Como essa distribuição é orientada pelo comportamento social de cada usuário, é natural que não sejam todas as mensagens que apareçam em cada timeline”, esclarece Camila.
A rede social procura “filtrar” o conteúdo das postagens de acordo com o interesse e hábitos de navegação de cada um dos usuários. Sendo assim, explica a gerente de comunicação, quanto mais conteúdo é distribuído na timeline, o gargalo da propagação dessas postagens vai apertando. “Em julho de 2013, por exemplo, um usuário médio poderia receber 1500 postagens (sejam links, textos, fotos) em sua timeline. No entanto, dessas potencias mensagens, apenas 300 eram incluídas em seu feed”, exemplifica a porta-voz. Essa filtragem acontece não apenas com o conteúdo postado por fanpages, mas também entre a própria rede de amigos. Cada usuário recebe mais atualizações das pessoas com quem mais interage ou aquelas cujo conteúdo, de alguma forma, é relacionado a alguma atividade ou preferência pessoal.
O documento ao qual o Advertising Age teve acesso, em que a rede social explicava aos parceiros comerciais dos Estados Unidos sobre essa gradativa diminuição do alcance orgânico, não se trata de uma estratégia comercial com o intuito de forçar os anunciantes a recorrer aos posts pagos, segundo o Facebook. “A razão desse comunicado é explicar essa maior concorrência do feed e a consequente diminuição natural do alcance das mensagens. Se quiserem, as marcas podem adotar os modelos publicitários para ampliar esse alcance, mas é totalmente opcional, explica Camila.
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