Três passos para o Yahoo não estragar o Tumblr
Em comunicado à imprensa, Marissa Mayer, CEO do Yahoo, prometeu não arruinar a nova aquisição da empresa
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Meio & Mensagem
3 de junho de 2013 - 6h12
(*) Por Simon Dumenco, do Advertising Age
O Yahoo promete não estragar tudo. Esse é o subtítulo do comunicado oficial da empresa sobre a compra do Tumblr. O Ad Age elencou três premissas que o Yahoo deve seguir para manter a promessa:
1. Jogue a toalha e aprenda a amar a infração de copyright
A força do Tumblr sempre residiu na facilidade em compartilhar o que outros usuários publicam em seus blogs, cujo principal conteúdo são imagens. Grande parte do que é publicado no Tumblr trata-se de imagens com direitos reservados, produzidas pelos suspeitos de sempre: grandes organizações de mídia e empresas de entretenimento.
Alguns criadores de conteúdo corporativo não veem um problema nisso. O Comedy Central tuitou: “A compra do Yahoo liquidará quando a moeda dominante forem gifs do Dr. Who”. Fãs postando gifs de sua série favorita são ótimos para a BBC. O próprio Comedy Central é dono de um dos blogs mais populares do Tumblr.
Populares blogs de moda no Tumblr – moda é uma grande categoria para o site – postam fotos profissionais sem o devido crédito, bem como inúmeras imagens de revistas de moda (de Conde Nast a Hearst).
Alguns fatores trabalham a favor do Tumblr: em primeiro lugar, é visto como um tipo de start-up indie (embora tenha seis anos de existência), e não como um grande concorrente de audiência (embora atraia 300 milhões de visitantes únicos ao mês para os 100 milhões de blogs que hospeda). Segundo, há um time que responde à infração de direitos autorais . Terceiro, muitos criadores de conteúdo relativamente antigos simplesmente desconhecem o Tumblr ou estão demasiadamente impressionados pela originalidade dos novos posts representados pelo Tumblr e, por isso, não tomam providências.
2. Jogue a toalha e aprenda a amar pornografia
Um dos comentários que mais chamaram minha atenção sobre o Yahoo ter comprado o Tumblr apareceu nos comentários de um post no Reddit: “(risos) alguém realmente pagou pela pornografia na internet”. O que significa que o familiar Yahoo, ao comprar o Tumblr, está adquirindo também um vasto material pornô. A comunidade do Tumblr sabe que o crescimento explosivo do site desde 2007 se deve a esse tipo de conteúdo. O Tumblr permite a existência de blogs com conteúdo sexualmente explícito mediante classificação.
No entanto, limita o upload de vídeos pornôs. Está explicado nos termos de serviço: Por favor, não suba vídeos sexualmente explícitos no Tumblr. Nosso trabalho não é lucrar com vídeos para adultos e hospedar essas coisas é caro pra ****. Use serviços como o xHamster para isso.
3. Não entre no quarto do David, mãe! Estou falando sério!
Segue minha parte favorita do comunicado oficial do Yahoo:
“O Tumblr está redefinindo a expressão criativa online”, afirma Marissa Mayer, CEO do Yahoo. “Em muitos aspectos, o Tumblr e o Yahoo não poderiam ser mais distintos, mas, ao mesmo tempo, não poderiam ser mais complementares. O Yahoo é uma rede de mídia original da internet. O Tumblr é o frenesi em rápida ascendência”.
Ao dizer isso sobre a nova aquisição, Marissa Mayer demonstrou que não entende o que é o Tumblr, tampouco por que ele se tornou tão popular. E ainda, o que o criador do site, David Karp, entende e ela não.
O comunicado também insiste que: “pelo acordo e nossa promessa de não estragar tudo, o Tumblr será operado independentemente em um negócio separado. Produto, serviço e marca continuarão a ser definidos e desenvolvidos separadamente com a mesma irreverência e compromisso do Tumblr em favorecer os criadores.”
Todo mundo no Yahoo precisa ler essa passagem – ou relê-la. Várias e várias vezes. Especialmente a mãe (Marissa Mayer).
(*) Tradução: Isabella Lessa
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