Usuário faz download e quer novidade e HD
Streaming é usado por menos de 18% do consumidor de mídias digitais, que demanda lançamentos e alta definição
Streaming é usado por menos de 18% do consumidor de mídias digitais, que demanda lançamentos e alta definição
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16 de abril de 2012 - 9h54
O usuário brasileiro de conteúdos digitais, sobretudo dos serviços de vídeo on demand, prefere fazer download a assistir vídeos em streaming. A constatação foi atestada por pesquisa feita pela Truetech, empresa que fornece infraestrutura, tecnologia e licencia conteúdos para players como Sky Online, Globo Marcas Digital e Saraiva Digital. A pesquisa abrangeu 6 mil usuários das plataformas Truetech e constatou: 82,17% preferem fazer download a assistir conteúdo por streaming, apontado por 17,83% dos respondentes.
A opção pelo download é explicada de várias formas: a maioria, 44,62%, faz porque prefere ter o arquivo em computador; 22,67% fazem porque não sabiam que podiam assistir online; 16,79% responderam que sabiam mas optaram por baixar o conteúdo porque a internet é lenta; e 15,93% disseram que não conseguiram assistir via streaming porque o conteúdo travou. No total, 78% baixam o conteúdo por opção. Essas justificativas ressonam quando se verifica a conexão dos usuários: a maior parte, 30,69%, tem acesso de 1 MB ou menor; seguida pelos usuários que assinam conexões de 2 MB (21,21%), e por aqueles que têm de 3 a 5 MB de conexão (20,02%). Dos usuários, 10,66% têm conexões entre 6 a 9 MB e 17,42% acessam a internet a partir de 10 MB ou mais. Isso significa que 52% dos entrevistados têm conexões abaixo de 2 MB.
Para acessar e baixar o conteúdo digital, o meio mais usado é o PC, apontado por 42,24% dos respondentes, seguido dos que o fazem pelo laptop, com 39,26%, TV, com 14,44% e Mac (note ou computador), com 4,06%. Para assistir, o dispositivo muda: 73,68% conectam o laptop ou PC à TV, via cabo. E 26,32% usam a smart TV (TV conectada).
O conteúdo mais desejado pelo usuário são os lançamentos: 15,46% dos pesquisados apontam as novidades. Em segundo lugar, a demanda é por alta definição (HD). E, em terceiro lugar, os usuários querem séries de TV, com 10,96% das respostas.
Para o usuário, o conteúdo digital deveria estar disponível no iPad e iPhone (17,92%), na smart TV da Samsung (12,82%), nos dispositivos equipados com Android (11,97%) e também nos aparelhos de Blu-ray (11,97%). Aparecem ainda dispositivos como as TVs conectadas da Sony e Philips, os consoles de games PS3, Xbox e Wii e set-top boxes, que equipam os aparelhos de TV digital.
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