Veículos têm queda de tráfego via Facebook
Análise de dados da SimilarWeb mostra que os grandes publishers reduziram em 75% a audiência com origem em cliques na rede social
Análise de dados da SimilarWeb mostra que os grandes publishers reduziram em 75% a audiência com origem em cliques na rede social
Meio & Mensagem
16 de novembro de 2015 - 8h30
Ao mesmo tempo em que o Facebook trabalha em conjunto para viabilizar novos produtos para veículos de mídia, os publishers envolvidos assistem o seu tráfego provindo desta rede social cair.
A análise é do Digiday com dados da plataforma SimilarWeb, que apurou dados de janeiro a setembro dos 50 maiores publishers da rede.
Os dados revelaram que o Huffington Post perdeu 60,1% do tráfego de notícias por meio do Facebook, chegando a 16 milhões de cliques. A queda do Fox News foi de 48,2%, atingindo 4,3 milhões. As visitas ao site do BuzzFeed por meio do Facebook caíram 40,8%, para 23,7 milhões. Uma média geral, considerando os 50 maiores veículos na plataforma aponta que o tráfego caiu cerca de 75%.
De acordo com as informações apuradas, os veículos não conseguem explicar esse movimento de declínio principalmente porque o Facebook não trata diretamente com eles sobre o assunto. No entanto, a hipótese levantada é que a rede social está tentando manter os usuários em seu próprio ecossistema, o que pode ser comprovado com o lançamento da ferramenta Instant Articles, no mês de maio. O recurso permite a postagem de conteúdo diretamente na plataforma social. Recentemente, o Facebook declarou que os Instant Articles estão sendo mais compartilhados que os links tradicionais.
Apesar de deixar que os veículos fiquem com toda a receita gerada pelos anúncios vendidos nos Instant Articles, o Facebook pode mudar as regras a qualquer momento e não há ainda uma maneira clara sobre como monetizar a publicidade por meio de vídeos.
Outro ponto levantado é que ter usuários passando mais tempo na rede social não é o único benefício do recurso de Instant Articles. Alguns desses veículos passaram a investir mais dinheiro para promover seus posts e compensar a queda do seu fluxo de tráfego.
Indo no sentido contrário, está uma das mudanças recentes de algoritmo do Facebook, que favorece o conteúdo produzido por usuários, para que esse tipo de postagem apareça predominantemente no feed. Em uma das últimas declarações, o Facebook afirmou estar tentando estimular usuários a postarem mais na rede.
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