Veículos têm queda de tráfego via Facebook

Buscar

Veículos têm queda de tráfego via Facebook

Buscar
Publicidade

Mídia

Veículos têm queda de tráfego via Facebook

Análise de dados da SimilarWeb mostra que os grandes publishers reduziram em 75% a audiência com origem em cliques na rede social


16 de novembro de 2015 - 8h30

Ao mesmo tempo em que o Facebook trabalha em conjunto para viabilizar novos produtos para veículos de mídia, os publishers envolvidos assistem o seu tráfego provindo desta rede social cair.

A análise é do Digiday com dados da plataforma SimilarWeb, que apurou dados de janeiro a setembro dos 50 maiores publishers da rede.

Os dados revelaram que o Huffington Post perdeu 60,1% do tráfego de notícias por meio do Facebook, chegando a 16 milhões de cliques. A queda do Fox News foi de 48,2%, atingindo 4,3 milhões. As visitas ao site do BuzzFeed por meio do Facebook caíram 40,8%, para 23,7 milhões. Uma média geral, considerando os 50 maiores veículos na plataforma aponta que o tráfego caiu cerca de 75%.

De acordo com as informações apuradas, os veículos não conseguem explicar esse movimento de declínio principalmente porque o Facebook não trata diretamente com eles sobre o assunto. No entanto, a hipótese levantada é que a rede social está tentando manter os usuários em seu próprio ecossistema, o que pode ser comprovado com o lançamento da ferramenta Instant Articles, no mês de maio. O recurso permite a postagem de conteúdo diretamente na plataforma social. Recentemente, o Facebook declarou que os Instant Articles estão sendo mais compartilhados que os links tradicionais.

Apesar de deixar que os veículos fiquem com toda a receita gerada pelos anúncios vendidos nos Instant Articles, o Facebook pode mudar as regras a qualquer momento e não há ainda uma maneira clara sobre como monetizar a publicidade por meio de vídeos.

Outro ponto levantado é que ter usuários passando mais tempo na rede social não é o único benefício do recurso de Instant Articles. Alguns desses veículos passaram a investir mais dinheiro para promover seus posts e compensar a queda do seu fluxo de tráfego.

Indo no sentido contrário, está uma das mudanças recentes de algoritmo do Facebook, que favorece o conteúdo produzido por usuários, para que esse tipo de postagem apareça predominantemente no feed. Em uma das últimas declarações, o Facebook afirmou estar tentando estimular usuários a postarem mais na rede.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Veículos prestam homenagem aos 30 anos da morte de Ayrton Senna

    Veículos prestam homenagem aos 30 anos da morte de Ayrton Senna

    Globo, SporTV e Record preparam conteúdo especial para homenagear o piloto brasileiro

  • Os influenciadores mais procurados no primeiro trimestre de 2024

    Os influenciadores mais procurados no primeiro trimestre de 2024

    Pesquisa realizada pela Influency.me indica os perfis de creators mais buscados e aponta que o investimento em marketing de influência deve aumentar nos próximos meses