Yahoo pode processar Facebook por patentes
O portal de mídia afirma que a rede social usa tecnologias de publicidade de sua propriedade sem pagar por licenças
O portal de mídia afirma que a rede social usa tecnologias de publicidade de sua propriedade sem pagar por licenças
Padrão do site
28 de fevereiro de 2012 - 6h09
A guerra de patentes é uma constante para a Apple e Samsung, que vivem às turras com processos (ameaçados ou concretos) sobre direitos de propriedade. Desta vez, apesar do cenário ser o mesmo (indústria de sistemas operacionais e softwares correlatos), a contenda é entre dois estreantes nesse campo: Yahoo e Facebook. Um dos grandes portais de mídia, de um lado, e a maior rede social do planeta, de outro, estão envolvidos numa disputa por patentes. O Yahoo exige que o Facebook pague licença por uso de tecnologias de publicidade que, conforme o portal, envolvem entre dez e 20 diferentes patentes. Segundo a Reuters, isso pode fazer com que as empresas de mídia comecem a ser envolver em disputas judiciais em torno de direitos assim como ocorre na área de tecnologia.
O valor que o Yahoo pede ao Facebook não foi revelado. O portal sinaliza que não hesitará em levar o Facebook à Justiça caso a rede social não pague as licenças. Coincidentemente, a iniciativa do Yahoo acontece justamente quando o Facebook se prepara para fazer sua IPO (oferta pública inicial), pela qual as estimativas preliminares avaliam a rede social em US$ 100 bilhões.
De acordo com o jornal The New York Times, as licenças se referem a tecnologias de personalização de sites, redes sociais e mensagens e afetam, conforme a Reuters, principalmente o serviço de anúncios Facebook Ads, além do feed de notícias.
No histórico da guerra de patentes, em 2003, o Yahoo, que havia comprado a Overture, empresa de publicidade para motores de busca, processou o Google. Em 2004, o Yahoo venceu o processo e embolsou 2,7 milhões de ações do Google, antes da IPO do maior buscador do mundo.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King