YouTube e CazéTV terão jogos do Brasileirão da Liga Forte União
Plataforma fechou parceria para exibir as partidas dos times da LFU para reforçar sua vertical esportiva e sua grade de transmissões ao vivo
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Valeria Contado
9 de outubro de 2024 - 21h00
Atualizado em 10/10, às 15:37h.
O YouTube anunciou durante o evento Brandcast, nesta quarta-feira,9, em São Paulo, que garantiu a transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro de 2025 dos clubes da Liga Forte União (LFU). Desse modo, os embates de Athletico Paranaense, Atlético Goianiense, Botafogo, Corinthians, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Internacional como mandantes serão exibidos na CazéTV.
Com isso, o canal de Casimiro Miguel dividirá as transmissões com a Record, com a mesma grade de jogos da emissora, que voltará a transmitir o Brasileirão depois de 19 anos, e com a Amazon Prime que também fechou contrato com a LFU. O contrato assinado entre a liga e a plataforma para os próximos três anos.
As transmissões já contam com patrocínio de Casas Bahia, Claro, Hypera, McDonald’s, PagBank, Stellantis e Unilever. Os cotistas fazem parte do pacote de Campeonato Paulista e Brasileirão.
A compra dos direitos do principal campeonato nacional é mais um passo da plataforma para consolidar sua grade de produtos ao vivo, além de ser um investimento mais expressivo em uma grade esportiva, como explica Patrícia Muratori, diretora do YouTube na América Latina. “Investimos em uma vertical específica de esporte, com o Brasileirão e com times diversos. Queremos continuar fomentando o ecossistema aberto, democrático e acessível para que os brasileiros possam continuar consumindo o conteúdo que amam no formato que eles quiserem”, explica.
Essa aquisição complementa, ainda, a jornada que a empresa do Google iniciou com a compra de campeonatos regionais, como a Copa do Nordeste e o Campeonato Paulista, que atualmente faz parte da grade da CazéTV.
Além do canal, o YouTube tem perfis que realizam transmissões esportivas, como Desimpedidos, da NWB, Goat e até mesmo NBA.
“O Brasileirão vem compor uma grade anual. Garantimos uma oportunidade ao vivo e teremos um número de jogos relevante que manterá a trajetória. Assim, criamos um hábito. Estamos em um momento de furar a barreira”, afirma Victor Machado, head de esportes do YouTube no Brasil.
Além do esporte, o investimento em mais programas ao vivo é um dos pilares da plataforma, especialmente para 2025, que já conta com diversos criadores de conteúdo como parceiros.
Alguns canais como PodPah, Flow, PodDelas e Dia TV, entre outros, já possuem uma grade diária e parcerias com a plataforma para o desenvolvimento de projetos de conteúdo e para marcas, como foi o “Paris é Brasa”, que aconteceu durante os Jogos Olímpicos de Paris.
Segundo dados da própria plataforma, o YouTube é assistido por mais de 75 milhões de pessoas nas TVs Conectadas no Brasil. A empresa soma mais de um bilhão de visualizações em todo o mundo nas diferentes telas.
“É possível navegar entre a TV, um streaming pago e o YouTube. Isso muda a forma de consumo. É uma mudança de comportamento que já aconteceu e permite que cada um de nós tenha seu próprio horário nobre”, afirma Aline Moda, diretora de agências, parceiros e branding do Google.
Esses dados levaram o YouTube ao desenvolvimento do seu novo conceito: YouTube só tem um. A ideia se baseia em como os consumidores utilizam a plataforma em diferentes ocasiões. Seja com esporte ao vivo, ou como ferramenta de busca.
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