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De 12 a 14 de janeiro de 2025 I Nova York - EUA
NRF

NRF 2023: Um olhar mais pragmático sobre as novas tecnologias

Com o uso de dados e a personalização das ofertas, as lojas se tornam espaços de relacionamento e entretenimento


20 de janeiro de 2023 - 10h02

Crédito: Shutterstock

A participação da NRF 2023 foi intensa e, na minha opinião, muito mais pragmática que nas versões anteriores. Digo isso porque muitas tecnologias que já comentávamos foram demostradas na prática. Vários conceitos foram aterrissados, mostrando como as soluções já existentes estão sendo aprimoradas e como as que estão surgindo poderão contribuir para tornar a relações entre as marcas e os consumidores mais personalizadas. Aliás, a importância da cultura data-driven para entender melhor os desejos e necessidades dos clientes permeou a maioria das discussões do maior evento de varejo do mundo em Nova York.

Outro tema forte nesta edição foi o conceito de Human Centric tanto para o cliente, quanto para os líderes e colaboradores. Pensar no bem-estar deve ser um dos motivadores da liderança. A pandemia trouxe um olhar emocional às conversas e, por isso, é importante utilizar essa abordagem para entender os consumidores, mas também para colocar os colaboradores como porta-vozes da marca.

Neste momento em que a audiência busca reconexão e conversas que importam, as empresas também precisam pensar em iniciativas que promovam imersão, inclusão e ESG. Algumas palestras abordaram a utilização das lojas para reduzir o desperdício e incentivar a reutilização de produtos. As novas gerações esperam que o varejo produza materiais mais sustentáveis e adotem modelos de negócios que priorizem o desenvolvimento social e ambiental.

As gerações Z e Alfa foram muito discutidas. As marcas precisam entender como elas influenciam e utilizar os momentos de socialização para gerar contato. Nesse sentido, as lojas deixam de ser espaços apenas de vendas e passam a fazer parte da vida das pessoas, disponibilizando serviços e entretenimento. Mais do que um local que oferece produtos, a loja deve ser um ponto de relacionamento.

Outra pauta é o incremento de ecossistemas, ou seja, abrir mais o mercado e trazer para perto outras empresas que possam desenvolver novos modelos de negócios e crescerem juntas. São casos como Alibaba e Amazon. Isso deu espaço para pequenos varejistas oferecerem serviços e produtos. Os médios se unem para estarem próximos do cliente e os atenderem de forma rápida e eficiente. No futuro próximo, o varejo será o local de teste de produtos para crescer e vender para demais plataformas.

Na feira, os sensores, as etiquetas inteligentes, a rastreabilidade e o controle de temperatura tiveram destaque. São aplicações que terão ainda mais força e solidez no varejo, que está acelerando a transformação digital para garantir mais produtividade e receitas maiores. A tecnologia de RFID, por exemplo, permite que as marcas tenham os produtos certos nos locais certos, na hora certa, trazendo mais comodidade ao cliente.

Muitas empresas também apresentaram no Innovation Lab soluções de Inteligência Artificial e Data Analytics, que são utilizadas desde processos de logística e supply chain até a fidelização do cliente. A tendência é substituir os indicadores de vendas por loja pelos KPIs de venda por cliente, garantindo mais personalização e segmentação.

A integração entre o físico e o digital deve avançar cada vez mais para quebrar barreiras, que, aliás, foi o tema da NRF 2023 (Breaking Through). O consumidor empoderado quer interações rápidas, transparentes e sem esforço. Romper barreiras no varejo passa por investimentos em jornadas personalizadas para criar experiências memoráveis. Assim como os conceitos de Customer Centric e Human Centric, a emoção que as marcas despertam nas pessoas será decisiva na conquista e fidelização do cliente.

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