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De 12 a 14 de janeiro de 2025 I Nova York - EUA
NRF

O ano de aterrissar, e operacionalizar

Assim foi a NRF de 2023, realista, consciente e olhando para os reais desafios que encontraremos nos próximos anos dentro do varejo.


19 de janeiro de 2023 - 11h12

Crédito: Anita Bataglin

A fala que agrega, e traz de fato as reflexões mais profundas, não está em pensar qual será a próxima grande invenção no mundo, mas sim em como seremos eficientes e diferenciados com nossos consumidores em um momento onde o mundo traz um pano de fundo tão complexo? Inflação das grandes economias, impactos ambientais, descentralização digital, migração em alta, criatividade sintética (IA), foram alguns dos pontos destacados no painel de Andrea Bells, VP de Customer Insights da WGSN. As oportunidades estarão nos business que se correlacionarem com estes fatores.

Solucionar ou contribuir para a solução desses temas só se torna efetivo uma vez que você conheça a fundo a comunidade com quem está se relacionando. Palestrantes provocaram o tema e colocaram no Ring da disputa pela audiência das redes sociais que até 2025 essas redes não serão mais tão sociais assim e aos poucos as pessoas vão trocar a interação pelo entretenimento. O TikTok que pensamos estar na mira do Instagram, na verdade se colocará cada vez mais como um concorrente dos streamings, Netflix e outros terão de lidar com essa concorrência batendo à porta.

Ainda falando sobre tendências, puxamos a linha do tempo um pouco mais para perto e mergulhamos em outros insights de varejo que trouxeram boas notícias para o varejo digital. O Crescimento, e ganho de share no comportamento de compra do consumidor, irá perpetuar ao longo do ano, mas carregado de um contexto de novos temas desafiadores, são eles:

Shopper reset – varejistas terão um desafio para se adaptar à nova realidade macroeconômica e criar uma nova relação de lealdade com seus consumidores.

Managing contradictions – o varejo estará gerenciando demandas contraditórias: investir para competir com mão-de-obra imprevisível, estoque e gastos do comprador enquanto ainda gera margens mais altas que as partes interessadas exigem.

Digital playground – o mundo digital continuará a se expandir rapidamente em novas áreas de varejo, dados, Inteligência Artificial, automação, entretenimento, pagamentos, avançará o discovering das marcas por vendas no metaverso.

New social contract – o novo cenário da mudança cultural, aponta para comportamentos como mais acordos e transparência, criando um novo “contrato social” que abrange dados, sustentabilidade, justiça social e privacidade.

Share of life – o varejo estará muito além do relacionamento transacional normal, integrando-se aos estilos de vida dos compradores para aumentar o engajamento.

E por fim, não poderia deixar de destacar uma conquista bastante importante que parece não ter volta, as mulheres vão ocupar seus lugares, o empoderamento feminino e a busca por esse equilíbrios nas companhias, se mostra cada vez mais genuíno, vimos muitas palestras lideradas por mulheres, e o tema posto à mesa com urgência. Finalmente o chairman caminha para um futuro promissor empregado a sua ortografia correta.

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