Assinar

Já existe uma TV feita sob medida?

Buscar
Publicidade
Opinião

Já existe uma TV feita sob medida?

Indústria de televisores busca se adaptar cada vez mais às diferentes necessidades, bolsos e personalidades dos consumidores


6 de janeiro de 2023 - 20h40

Crédito: Divulgação

A CES 2023 está quente, conflitando com o clima seco e sempre frio de Las Vegas nesta época do ano. Um dos grandes protagonistas da semana se conecta diretamente com o foco do meu trabalho: a categoria de televisores. Muito se comenta sobre o passado, presente e, em especial, o futuro deste produto tão amado pelos brasileiros e presente em nosso dia a dia, afinal, a categoria tem penetração em 96,2% das moradias urbanas e 90,8% das rurais no país, segundo o IBGE. Televisores de todo tipo, marca, tamanho e especificações desde o CRT (as antigas TVs de tubo), até as mais avançadas Smart TVs de alta resolução. Na prática, o brasileiro testemunhou uma interessante revolução do aparelho e hoje já tem acesso ao que há de mais moderno e tecnológico no mercado. Mas, ainda assim, qual TV é a sua cara?

Um dos grandes pilares que sustenta nossa liderança global está justamente amparado nesta questão: a marca se preocupa, com a mesma seriedade e compromisso, em atender consumidores que buscam desde uma TV mais básica de 32 polegadas até uma super tela com resolução 8K, com tudo o que existe de soluções, funções e experiências no meio do caminho. É aqui que entramos de fato na CES, e eu convido você a pensar comigo qual seria a sua solução perfeita. Nossos lançamentos podem ajudar na decisão. O ápice tecnológico apresentado neste ano foi uma nova versão de uma TV de micro LED com estruturas de chips minúsculas, onde cada pontinho de luz é capaz de iluminar uma parte de um pixel gerando imagens impressionantes.

Veio também a categoria OLED para os consumidores que apreciam um belo contraste e aplicamos nossa experiência em qualidade de cores, enquanto as TVs Neo QLED 4K e 8K, perfeitas para os amantes de imagens vívidas, brilhantes e coloridas, ganham mais realismo, aumentando a qualidade da imagem via processamento com Inteligência Artificial, na telinha ou telona – já que 98 polegadas foi uma das versões apresentadas aqui em Las Vegas. O projetor Smart e portátil The Freestyle vêm em uma nova versão, que inclui o Samsung Gaming Hub, enquanto projetores fixos como o The Premiere levam o espectador a uma experiência em 8K de até 150 polegadas.  O melhor de tudo: praticamente todas essas novidades virão ao Brasil ainda no primeiro semestre.

Além disso, a TV mantém seu legado como  poderosa ferramenta de entretenimento, acesso à informação e transformação social, e a tecnologia agora permite que ela acelere outros movimentos. Estou falando do alto nível de conectividade, que a coloca como protagonista na rotina dos usuários. A experiência foi aprimorada, não apenas pelo fato de as marcas aumentarem seus portfólios, mas porque “customizar” se tornou o caminho definitivo para ampliar a conexão da marca com seus consumidores. Desde a coletiva com Jong-Hee (JH) Han, nosso vice-Presidente, CEO e Líder da Divisão DX (Device eXperience), a marca fez questão de ressaltar apelos de interação entre dispositivos, tanto para aqueles que já entraram no clima do IoT e buscam uma rotina cheia de comodidades e integrações, quanto àqueles que ainda consideram esse território um tanto “estranho” pela pseudo-complexidade envolvida – eis o mote “Calm Technology”, para mostrar como é fácil operar este mundo via plataforma SmartThings e coordenar múltiplos dispositivos pela TV.

Para todos nós, preocupados com o meio ambiente, uma série de iniciativas estão sendo tomadas, desde o processo produtivo dos equipamentos, passando pelo unboxing e utilização até o descarte: tudo está sendo milimetricamente calculado e trabalhado em prol da sustentabilidade. E se você leu até aqui com entusiasmo, mas ainda não chegou na TV ideal para você, te convido a refletir sobre como é fundamental uma empresa de tecnologia focar esforços nestes desenvolvimentos. Investir tempo, recursos, pesquisas, e criar soluções para que, com o passar dos anos, as linhas mais básicas possam receber melhoramentos fundamentais, derivados de funções que criamos nos segmentos mais especificados. Foi assim que conseguimos trazer para o Brasil a linha Crystal UHD, uma Smart TV 4K para quem está entrando no mundo da alta resolução, de apenas 2,5 cm de espessura, com controle SolarCell recarregável por energia solar e plataforma para games.

E agora, sob esta visão, podemos dizer que a TV já é feita sob medida para os consumidores, ou, pelo menos, para parte deles? As mudanças e exigências dos usuários têm gerado insights para que a indústria olhe de maneira mais profunda para cada questão. Hoje, há no mercado linhas de televisores totalmente direcionadas ao público gamer, modelos de TV dedicados aos apaixonados por design e entusiastas da arte, além de produtos modernos com foco no público mais jovem. Para fechar este tema, uma provocação: até onde vai – ou pode ir – essa personalização? Não acredito que exista uma resposta pronta para isso, mas o termômetro que deve guiar essa discussão é a maturidade do usuário. Mais do que experimentar um produto, ele deseja criar uma conexão com a TV muito mais próxima de como ele se enxerga e se expressa no mundo. Do nosso lado, estamos fazendo de tudo para que esse passo seja cada vez mais fácil de ser dado.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Quando menos é muito mais

    As agências independentes provam que escala não é sinônimo de relevância

  • Quando a publicidade vai parar de usar o regionalismo como cota?

    Não é só colocar um chimarrão na mão e um chapéu de couro na cabeça para fazer regionalismo