#EngagePrague
Evento Socialbakers Engage Prague comprova que vídeo está no centro de tudo o que estamos vendo em termos de distribuição de conteúdo
Evento Socialbakers Engage Prague comprova que vídeo está no centro de tudo o que estamos vendo em termos de distribuição de conteúdo
O evento Socialbakers Engage Prague é bem simples. Dois dias de workshops diversos separados por temas. Só um workshop por período, pois a ideia é realmente trabalhar com os experts. No terceiro dia, uma sequência de apresentações para todo o público ao mesmo tempo.
Tudo acontece em um canto de Praga, há uns quatro quilômetros da chamada “cidade velha”. São alguns locais espalhados, que permitem um transito saudável entre os workshops, valorizando o slogan “The power of conversations”.
A primeira coisa que chama a atenção é a diversidade. De culturas, de referências, de repertório. Como todas as dinâmicas são coletivas, dá bem pra conhecer as pessoas. No primeiro grupo que eu participei tinha pessoas da Georgia, África do Sul, República Tcheca, Suécia e uma que mora aqui agora, mas acabou de chegar de Taiwan.
O evento é leve, tem esse frescor de gente nova buscando referências, e ao mesmo tempo despretensioso. Um foco muito claro: Social Media e tudo que isso significa, por enquanto. Além de tudo, a cidade é demais.
#PerformanceVideo foi o workshop que escolhi. Porque vídeo está no centro de tudo o que estamos vendo em termos de distribuição de conteúdo. Confesso que minha arrogância me fez achar que não aprenderia nada. Acho que o mais interessante da discussão foi revisar alguns conceitos básicos que acabamos esquecendo no calor da produção e nos prazos malucos com os quais temos que lidar.
Vídeos específicos para cada fase da jornada. Óbvio assim, eu sei. Se você sabe por onde anda sua audiência, você deveria saber o que ela espera. A diferença é entregar tudo em pequenos vídeos. Um arco coerente e contínuo e com muitos vídeos. Não falamos de formato, ou ainda linguagem. Coisas importantes, mas por que necessitam mais tempo que os workshops oferecem.
Mas, a obrigatoriedade de cada grupo apresentar uma peça em vídeo no final do trabalho, levou para o segundo ponto importante que foi lembrado novamente nesse workshop: a simplicidade. Ainda hoje nos deparamos com uma autocrítica muito grande com relação à qualidade das produções que conduzimos e isso trava a criação de histórias.
Nossa audiência está disposta a abrir mão de certa qualidade de imagem para ter acesso ao conteúdo de forma rápida e constante. Portanto, não faz sentido sermos tão rigorosos com nossas produções e perdermos o timing da nossa história. #EngagePrague
Compartilhe
Veja também
Marketing de influência: estratégia nacional, conexão local
Tamanho do Brasil e diversidade de costumes, que poucos países têm, impõe às empresas com presença nacional o desafio constante de expandir seu alcance sem perder de vista a conexão com as comunidades
O novo eixo na comunicação das marcas
A base (fraca) do modelo persuasivo está sendo substituída pelo informativo