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Opinião

Rede Sociais são fortes candidatas à medalha de ouro

Esporte, que já movimenta muito engajamento, pode se destacar ainda mais nas Olimpíadas


25 de maio de 2016 - 11h45

Brasileiro é apaixonado por esporte, está dentro do nosso DNA. Somos torcedores natos, e as redes sociais, como um bom termômetro, reflete esta paixão.

Esporte.jpgO tema esportivo está entre os de maior interesse nas discussões virtuais, sendo o futebol obviamente o mais comentado. Em 2015, o esporte foi o 3ª tema a ocupar a lista de trend topics no Twitter, perdendo apenas para música e TV.

O brasileiro, de fato, gosta de falar sobre esporte e, principalmente, em frente à telona. Entre os ativos no Twitter, dois em cada três usam segunda tela ao assistir esporte na TV.
A rotina de consumo de conteúdo esportivo faz parte do dia a dia desses apaixonados, e ainda é feito por muitas mídias tradicionais. Aquele que busca por esporte, além de recorrer ao universo digital, ainda escuta rádio ao ir para o trabalho, lê jornal impresso e não dispensa os noticiários na TV relacionados ao tema.

Nada muito diferente do que foi a uma década atrás. A diferença hoje é o enriquecimento dessa experiência através da mobilidade. O que antes acontecia espaçadamente, de acordo com a mídia disponível no momento, atualmente acontece a todo instante. A possibilidade de recorrer ao conteúdo móvel enriqueceu o consumo de esporte, com destaque às redes sociais a qual traz este conteúdo de maneira rápida e ao vivo.

Este é um ponto de atenção e uma oportunidade para as marcas, não só pelo crescente volume de interação dos consumidores com as redes sociais, mas também pela eminente possibilidade de haver fusão e homogeneização de um único e grande público engajado

No Brasil, a cada minuto são postados em média 10 mil tweets relacionados a esporte. Em um ano, o volume chega a mais de 550 milhões. Se esta é a rotina no dia a dia, imagine o volume diário de postagens durante a Olimpíada do Rio? O Twitter tem expectativas de chegar a números maiores do que a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, o qual gerou mais de 500 milhões de tweets globalmente.

Olhando as estatísticas atuais, estes números parecem fazer muito sentido, pois hoje já existe 2,5 vezes mais menções ao tema do que no mesmo período da Olimpíada de Londres. Este é um ponto de atenção e uma oportunidade para as marcas, não só pelo crescente volume de interação dos consumidores com as redes sociais, mas também pela eminente possibilidade de haver fusão e homogeneização de um único e grande público engajado.

Explico…

Durante as Olimpíadas, as torcidas vão se juntar, pois o tema esportivo que hoje tende a ser mais próximo do universo masculino será de um único publico: os brasileiros. Hoje já há indícios deste movimento. As conversas relacionadas às Olimpíadas em outubro do ano passado se dividiam: 70% menções de homens e 30% menções de mulheres. Em abril deste ano, passou a ser 52% de homens e 48% de mulheres.

Nas Olimpíadas, as redes sociais serão ferramenta de conversa de todos os públicos, não havendo distinção entre homens e mulheres, faixas etárias e classes sociais. Encorajo a todos, marcas, veículos e consumidores, a se juntar a partir de agora às conversas relacionadas a este grande evento que vai ser o tema por 17 dias.

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