18 de janeiro de 2021 - 13h07
Salvo o fato de que a expressão pode ter sido já inventada por aí, criei o conceito porque ele, convenhamos, faz enorme sentido.
A Inteligência Artificial é já utilizada na comunicação e no marketing em “n” das suas áreas de atividade. Se olharmos o conjunto da obra, faltava mesmo apenas colocar tudo sob um guarda-chuva transformacional único, e pronto: temos o full stack da AIdvertising embrulhadinho para consumo.
O que já temos
Temos já AI nas seguintes áreas do marketing e da comunicação:
– Mídia, data e performance;
– Visual AI nas utilizações de plataformas de AR e VR, além de suporte para design e CX;
– Robôs e softwares para conversação, interação e relacionamento com o consumidor;
– Biometria com AI para otimização no combate à fraude, onboarding de consumidores e usuários, além de cross sell e upsell com alta acurácia e precisão;
– NLP, ou Natural Language Processing, cada vez mais utilizada nas redações de grupos de mídia e cada vez mais próxima de ser padrão também na área de branded content (NLP é o domìnio da língua escrita com alta excelência e sofisticação por máquinas e softwares);
– Automação via AI na produção de criativos dinâmicos em alta escala e velocidade, todos customizados por clusters de consumidores e distribuíveis via programática.
O que teremos
– AI utilizada para aferição e certificação de veiculação de mídia, através da comprovação de imagens e dados de várias naturezas;
– AI para a composição de imagens customizadas a partir da preferência histórica do consumidor digital, permitindo que vídeos, comerciais e todas as imagens de comunicação utilizadas em campanhas e ações de marketing sejam criadas automaticamente para encantar a preferência individual de cada um de nós … é a Contextual Advertsing, cada vez mais assertiva a partir de AI;
– Plataformas de blockchain, que com camadas de AI, vão certificar as origens dos produtos em toda a cadeia produtiva, entregando ao marketing atributos de validação com qualidade de alta performance para serem exploradas e difundidas em mercado;
Junte tudo isso e você tem, já in place, e mais a caminho, a tal da AIdvertising. Compare ao que tínhamos na indústria há não mais do que dois anos. E constate: trata-se, de fato, de uma nova Era da Propaganda.