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Dez dicas de comunicação no ponto de venda na pandemia
Utilize novas tecnologias que permitam retorno no curto prazo e que sejam úteis também a longo prazo para garantir uma excelente execução de merchandising no PDV.
Dez dicas de comunicação no ponto de venda na pandemia
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ProXXIma
18 de maio de 2020 - 6h54
O momento de pandemia preocupa a indústria e o varejo no que se refere ao resultados das vendas. O varejo, por exemplo, desde o início da crise, notou queda de quase 40% nas vendas, em especial, na categoria de bens de consumo duráveis, como eletroeletrônicos. Já o segmento menos afetado é o de bens de consumo não duráveis, como alimentos e bebidas, que continuaram tendo saída e continuam atraindo os consumidores para as lojas físicas, mas categorias que não se enquadram em necessidades básicas estão também enfrentando grandes problemas.
Diante das grandes dificuldades dos vários setores do varejo, o grande desafio do momento é o resgate do sell-out, ou seja, das vendas físicas e diretos ao consumidor final no ponto de venda.
André Romero, diretor da Allis Comunicação, empresa de field marketing, acredita que o caminho é a união da Indústria e do Varejo e da indústria com outras indústrias, a fim fortalecer as ações no ponto de venda físico, que sofreu interferência do meio digital durante a pandemia, mas que, acredita-se, deverá se manterá como o principal canal de vendas no período pós-crise.
Romero acredita que o principal caminho da indústria e do varejo seja avaliar o novo comportamento do shopper, que, hoje, busca mais agilidade no processo de decisão no PDV, e, que está muito mais aberto a viver novas experiências devido ao tempo de permanência em casa, oportunidade para as marcas é estabelecerem um melhor relacionamento com seus clientes.
Abaixo, dez dicas e atitudes importantes de comunicação no PDV durante a pandemia:
1- Utilize novas tecnologias que permitam retorno no curto prazo e que sejam úteis também a longo prazo para garantir uma excelente execução de merchandising no PDV. Como por ex: A ‘uberização’ de promotores pode trazer muito mais qualidade na exposição dos seus produtos no varejo físico;
2- Trade marketing tem que se unir com o marketing. Isso permitirá que ações sejam trabalhadas no meio digital e estendidas para o canal físico;
3- Entenda mais o comportamento do shopper – com a pandemia, o consumidor tem frequentado as lojas mais rapidamente, atrás somente dos itens básicos. Diante disso é importante entendê-lo e desenvolver ações específicas para esse momento que estamos passando;
4- Queremos a união das categorias – é fundamental que as marcas se unam neste momento e que sejam mais colaborativas. Ações conjuntas, como os famosos “promo packs”, pode ser um caminho saudável para aumentar as vendas em curto ou médio prazo;
5- Fiquem de olho no preço – o shopper hoje está em busca de vantagens e economia. Portanto, é importante ações no PDV que colaborem para a redução dos gastos na visita às lojas físicas. Importante que voltem as ações de “Compre e Ganhe” ou das embalagens econômicas;
6- Comunicação mais objetiva – é fato que a comunicação, quando bem feita, colabora na decisão de compra. Por isso, se bem organizada no ponto de venda e de forma educativa, ajudará a destacar seu produto no PDV para um shopper com pressa;
7- Crie um verdadeiro showroom no PDV – fala-se muito em experiência de compra, mas pouco é desenvolvido neste sentido. A melhor exposição e comunicação dos produtos fará com que o shopper sinta prazer em estar na loja e tenha e tenha uma experiência positiva no processo de decisão;
8- É hora de fazer cross merchandising – mais do que unir forças, mas marcas devem provocar ações inesperadas. Para isso, é indicada a exposição do produtos em áreas incomuns, como a da bebida alcóolica na área de carnes; Categorias que não são de necessidades básicas precisam tomar essa iniciativa para entrar na cesta do shopper;
9- Facilite a compra – com o tempo de compra mais reduzido, o consumidor quer entrar na loja, capturar os principais ítens de necessidade, pagar e deixar o local de forma segura. Por isso, não só neste período de pandemia mas a fim de gerar mais conveniência, as redes de varejo devem apostar na criação de áreas temáticas, por exemplo, a ‘área do churrasco’, onde o shopper pode chegar e comprar tudo o que precisará, sem a necessidade de visitar várias categorias;
10- “Do it yourself” – com a impossibilidade de fazer ações de degustação no PDV é recomendado que as redes de varejo e a indústria unam-se para promoverem ações nos meio digitais. Peças que ajudem o consumidor a usar o produto, no processo de cozimento, na harmonização com outros itens, além da produção especial de receitas de família. Importante, neste momento de isolamento social e maior sensibilização, que as marcas inspirem o “do it yourself”.
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