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O bê-á-bá do marketing de afiliação como estratégia para o e-commerce

Os segmentos que possuem resultados mais robustos por meio dessa estratégia são os e-commerces, que já abrangem produtos diversos e possuem maior engajamento com o consumidor online.

e Fernando Soares
15 de janeiro de 2019 - 8h03

Por Fernando Soares (*)

O marketing de afiliação é uma das opções da publicidade digital, e traz a possibilidade de divulgações e anúncios de produtos ou serviços por canais que são comissionados. Uma plataforma especializada para a aplicação dessa estratégia pode fornecer a tecnologia e suporte para conectar marcas a diferentes espaços de publicidade online.

Simplificando, anunciantes interessados em ampliar presença no mundo digital ou, ainda, com objetivos de conversão específicos, em canais online diversificados e segmentados, podem ver no marketing de afiliação uma possibilidade de investimento.

Inclusive, os segmentos que possuem resultados mais robustos por meio desta estratégia são os e-commerces, que já abrangem produtos diversos e possuem maior engajamento com o consumidor online. Os sites com foco em vendas de passagens e pacotes para viagens também conseguem se destacar com estratégias com marketing de afiliação, assim como os sites de moda, que ganham cada vez mais espaço com os influenciadores digitais, canais que também possuem uma audiência cada vez mais direcionada e com maiores possibilidades de engajamento.

Mas o marketing de afiliação também pode ser indicado como estratégia para empresas de outros setores, que possuem o interesse de ampliar as interações online com seus públicos e clientes. Vale ressaltar que como a operação acontece em base à performance para as marcas anunciantes, o recomendado é recorrer a este formato no momento em que o e-commerce possuir um fluxo mensal expressivo e taxa de conversão competitiva para o seu setor.

Como funciona na prática
Basicamente, um anunciante é um e-commerce com um site transacional, ou seja, que gera vendas. Pelo marketing de afiliação, ele consegue criar um programa de afiliados para promover seus produtos ou serviços em outro canal, o afiliado, no caso. É ele quem vai direcionar tráfego para o anunciante, com objetivo de performance. Os anunciantes comissionam os afiliados no modelo CPA (custo por aquisição), ou seja, cada venda gerada pela influência do afiliado sobre o consumidor (recomendação, indicação, divulgação de promoção, entre outros) faz com que ele receba uma comissão paga pelo anunciante.

Por sua vez, um afiliado, que pode ser um portal de conteúdos e notícias, um site de cupons, uma newsletter para um email marketing segmentado ou um site de cashback, por exemplo, é capaz de direcionar sua audiência para o e-commerce anunciante, por meio de links, banners e call to actions.

Em suma, quase não há fronteiras para o marketing de afiliação. Por isso, as possibilidades e formatos para a publicidade digital crescem, cada vez mais, com esta estratégia. A personalização das ações existe, de fato.

 

(*) Fernando H. Soares é Head of Advertisers Management da Awin

 

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