How To
Pensamento Crítico: o motor da melhoria contínua
Em time que está ganhando se mexe sim, principalmente num mundo onde ninguém fica parado.
Pensamento Crítico: o motor da melhoria contínua
BuscarPensamento Crítico: o motor da melhoria contínua
BuscarEm time que está ganhando se mexe sim, principalmente num mundo onde ninguém fica parado.
ProXXIma
25 de agosto de 2020 - 7h55
Por Edney Souza (*)
“As coisas aqui sempre funcionaram dessa maneira” – Quem nunca ouviu essa frase?
Essa frase é o prego no caixão que vai enterrar muitas empresas que perderam seu propósito.
Toda empresa nasce com um propósito, desde os mais altruístas que querem tornar o mundo melhor até aqueles que veem o sucesso como a realização de um sonho. Seja qual for o motivo pelo qual a empresa nasceu, cada processo ali dentro tem um motivo claro e definido.
Se repetimos um processo sem entender o porquê de estarmos fazendo aquilo, certamente já perdemos nosso propósito.
Para não se perder é fundamental ter Pensamento Crítico.
O que é Pensamento Crítico?
Ter pensamento crítico envolve entender a conexão lógica entre ideias. É a capacidade de refletir e racionalizar de forma independente. Você se torna um aprendiz ativo e não um destinatário passivo de informações.
Pensadores críticos questionam rigorosamente idéias e suposições, em vez de aceitá-las porque “todo mundo faz” ou porque “sempre funcionou assim”.
Não é questionar por pura rebeldia, não é questionar para causar caos ou confusão, é um interesse genuíno em entender o que está por trás de cada coisa, como elas funcionam e quais são seus objetivos.
Ao questionar, o pensador crítico pode encontrar possíveis melhorias em um processo ou modelo de negócio.
É um crítico construtivo, suas provocações se convertem na chama necessária para direcionar a inovação no sentido certo e trazer a empresa de volta ao seu propósito ou até redefini-lo de acordo com os tempos atuais.
Como estruturar o pensamento crítico?
A melhor forma de estruturar seu pensamento crítico é aprender a questionar. Quando você se deparar com uma ideia veja alguns exemplos de perguntas que podem lhe ajudar a compreender e racionalizar a mesma:
. Quem disse isso?
Qual o background dessa pessoa? Ela é especialista no assunto? Já estudou, pesquisou ou trabalhou com isso?
. O que foi dito?
Foram fatos ou opiniões? Os fatos vieram de onde? Se for uma opinião, ela é compartilhada com outros especialistas do mercado? Como os demais funcionários e consumidores encaram essa opinião?
. Onde e Quando foi dito?
Em que contexto isso foi dito? A pessoa estava pressionada de alguma maneira? Ela disse isso em um momento histórico com uma realidade diferente da qual a empresa vive hoje?
. Por que foi dito?
Quando essa ideia foi apresentada, ela visava resolver algum problema específico? Qual era o objetivo com esse processo ou projeto? Quais as motivações por trás dessa ideia?
. Como foi dito?
A ideia permite diferentes interpretações? Se ela fosse apresentada em outro formato (vídeo, texto, voz) produziria um impacto diferente? Se tivessem utilizado outro tom de voz a ideia geraria outra percepção?
Quando usar o pensamento crítico?
Compreender o que acontece ao seu redor deve ser uma atividade constante. Porém essa compreensão deve ser utilizada com certa cautela.
Após obter a compreensão profunda de uma ideia ou processo o pensador crítico, combinando essa compreensão com outras habilidades técnicas ou comportamentais, pode ser capaz de propor melhorias objetivas em um processo ou questionar uma ideia com o objetivo de trazer melhor resultado para todos os envolvidos.
Você deve sempre se questionar: O que eu estou melhorando com a minha crítica? Estou apresentando alternativas ou direcionando pessoas para encontrarem essas alternativas?
O propósito do pensamento crítico, quando aplicado, não deve ser causar desconforto, caos ou destruição. O pensamento crítico usado de forma positiva traz a melhoria contínua dos processos da empresa, da sua vida e da sociedade.
Como saber se eu já dominei essa soft skill?
Questionar pode ser mais difícil do que parece. É fácil questionar as coisas que nos deixam desconfortáveis. Mas será que você realmente questiona tudo o que acontece ao seu redor? Inclusive os processos e acontecimentos que lhe agradam?
A maior armadilha da qual o pensamento crítico nos livra não é corrigir ou melhorar problemas que estão nos incomodando, mas sim aqueles que não estamos prestando atenção. Questionar essas ideias “ruins” é natural para todo mundo. Às vezes tudo parece ir bem na sua empresa ou na sua vida, mas de repente um problema te pega de surpresa. O pensamento crítico te ajuda a se livrar dessas surpresas, onde você não estava olhando.
O pensador crítico questiona todo tipo de processo ou ideias, goste ele ou não. É nesse processo que ele percebe como alguma coisa boa pode ficar melhor. Encontra um erro que ninguém estava observando.
E para corrigir esse problema descoberto pela análise crítica é necessário se aprofundar na compreensão e trazer todos os envolvidos para o mesmo nível de entendimento, para só então organizá-los de forma colaborativa.
Um líder com pensamento crítico é fundamental para a melhoria contínua da empresa, para o desenvolvimento profissional dos seus liderados e para o crescimento de sua própria carreira.
(*) Edney “InterNey” Souza é Diretor Acadêmico da Digital House, Organizador da Social Media Week São Paulo, Editor e Tradutor do WordPress.com para o Brasil, Diretor da ABP, Conselheiro da ABRADi e escreve mensalmente para o ProXXima.
Veja também
O que é e como funciona o advergaming
Até o final de 2030, os jogos para dispositivos mobile devem atingir um valor aproximado de US$ 272 bilhões, já tendo atingido US$ 98 bilhões em 2020
Publicidade digital chega a R$ 23,7 bi e segue em expansão
Anunciantes que investem em canais digitais cresceram 57%, mas setor ainda está em desenvolvimento, segundo especialistas