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Aplicativos perdem usuários por não medirem dados corretamente

Estudo da AppsFlyer com 12.000 aplicativos mostra que os profissionais de marketing perdem oportunidades por não medirem atividades in-app até o fim


31 de outubro de 2019 - 7h56

Um novo relatório da AppsFlyer, líder global em atribuição móvel e análise de aplicativos, revela que os profissionais de marketing por trás dos apps estão perdendo oportunidades de converter usuários em clientes pagantes. Em média, a parcela de usuários pagantes é inferior a 10% dos usuários de um aplicativo, com base na proporção de instalação e compra. Nos apps de jogos, essa taxa de usuários pagantes representa apenas 3 a 5%.

Aplicativos de instalação gratuita, encontram valor real nas atividades dentro do app após a instalação. A questão é converter usuários não pagantes em clientes que gastem. O estudo da AppsFlyer examinou mais de 12.000 aplicativos com uma base de usuários de mais de 2,3 bilhões. As descobertas determinam a importância da avaliação de eventos no aplicativo e fornecem informações para melhorar a eficácia das campanhas e aumentar a porcentagem de instalações de aplicativos que levam a compras.

A taxa de usuários pagantes é mais baixa quando os profissionais de marketing não medem de forma suficiente os eventos no aplicativo. Em média, o relatório constatou que os profissionais de marketing estão medindo apenas de 4 a 7 eventos por aplicativo, mas o desempenho de usuários pagantes é de 16 a 20 eventos que poderiam ser acompanhados, ou 26 a 30 no universo dos games.

“O marketing de aplicativos já migrou os esforços do impulsionamento para medição inteligente pós-instalação. A questão é que ainda estão medindo uma fração das atividades. Pra converter mais usuários em pagantes é preciso medir significamente a jornada do consumidor e identificar lacunas. As informações que podem ser extraídas desses dados são vastas e podem ajudar a maximizar o valor da vida útil do usuário, informando decisões mais inteligentes de aquisição e reengajamento”, explica Daniel Simões, diretor da AppsFlyer no Brasil.

Eventos no aplicativo ignorados

Os eventos no aplicativo contém informações específicas sobre as ações executadas dentro dele. Por exemplo, a compra de um produto, a reserva de um voo, ou, em um contexto de jogo, a conclusão de um tutorial ou passar no nível 10.

De fato, quase 60% dos aplicativos medem eventos pagos, mas o segundo e o terceiro eventos mais populares são Login e Registro, acabam sendo ignorados pelo marketing, sendo medidos por apenas 30% dos aplicativos. Entre os aplicativos de jogos, apenas 19% dos aplicativos medem, por exemplo, a conclusão do tutorial. Enquanto 70 a 80% medem a receita. Mas muitas vezes, a chave de uma boa performance está naqueles usuários que estão assistindo a um tutorial até o fim.

A receita é melhor com medição granular

Em quase todas as verticais, o desempenho é significativamente maior em aplicativos que medem eventos minuciosos, ricos em informações sobre as ações executadas, em vez de eventos padrão que contêm apenas informações sobre se a ação foi executada.

Por exemplo, eventos no aplicativo de compras: dados sobre o conteúdo adquirido, ID de conteúdo específico, moeda usada, valor da compra, ID do usuário do cliente, compra final e mais. Tudo isso pode fornecer mais informações sobre conversões. No geral, o relatório constatou que a medição minuciosa de eventos ajuda os profissionais de marketing a tomar decisões mais inteligentes. Como a retenção está altamente correlacionada com a receita, é essencial que os profissionais de marketing otimizem para incentivar o uso contínuo de seus aplicativos e aumentem a probabilidade de compras e o valor da vida útil de seus usuários.

“Com a informação na ponta dos dedos do marketing, é fundamental que se invista em uma infraestrutura que permita uma medição mais minuciosa, bem como em ferramentas avançadas, tecnologia e pessoas equipadas para obter as ideias mais acionáveis sem comprometer a produtividade”, avalia Simões.

Leia o relatório completo aqui

 

Notas aos editores: 2,3 bilhões de usuários

Metodologia: Mais de 12.000 aplicativos

Amostra de dados

Mais de 320 bilhões de eventos no aplicativo

 

Todos os dados usados no relatório são medidos pela AppsFlyer, uma empresa de análise de marketing e atribuição móvel e um parceiro de marketing do Facebook que mede a eficácia das campanhas de marketing de aplicativos de seus clientes. Todos os dados são anônimos e agregados.

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