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Como aplicar inteligência geográfica ao marketing?

Segundo Pedro Figoli, CEO da Geofusion, o geomarketing auxilia na definição de estratégias, bem como na compreensão de impressão


14 de dezembro de 2020 - 8h00

 

Pedro Figoli, CEO da Geofusion (crédito: divulgação)

Privilegiar a localização do público em estratégias de marketing posiciona a inteligência geográfica como ferramenta crucial no impacto de negócios. Seja para descobrir o melhor local para abrir uma loja, definir formas de divulgar produtos ou, até mesmo, compreender a impressão de um ponto de divulgação de mídia, o geomarketing complementa estratégias 360º de anunciantes. Ao ProXXIma, Pedro Figoli, CEO da Geofusion, fala sobre as aplicações de inteligência geográfica no marketing e a diversificação de fontes de dados.

Inteligência geográfica aplicada ao marketing
O uso por parte dos nossos clientes varia conforme seu segmento de atuação. O varejo, por exemplo, utiliza geralmente para expansão de lojas. Com a inteligência geográfica, ele descobre qual a melhor região para abrir uma unidade, cruzando informações territoriais e de perfil da população local, identificando qual o potencial de consumo para determinados produtos, entre outros aspectos. Também existem muitos outros usos, como o segmento de mídia, que costuma aplicar a inteligência geográfica para entender o quanto de impacto um ponto de divulgação de mídia poderá ter, observando a circulação de pessoas no entorno do local, entre outros fatores. Mas no varejo, por exemplo, existem grandes redes que lidam com públicos diversos, e neste caso a utilidade está em descobrir como eles se distribuem geograficamente e assim definir estratégias de produtos. A inteligência geográfica também é útil para as marcas definirem ações pontuais, como descobrir os locais com o maior potencial para realização de promoções, ou segmentação para marketing digital. Sabendo em quais regiões se concentram mais pessoas com o perfil desejado, torna-se uma forma de fazer reforço de anúncios online.

A inteligência geográfica vai muito além dos pontos de venda. Basicamente, ela se estende a qualquer estudo que precise analisar fatores geográficos e sociodemográficos

Geomarketing em estratégias 360º
A inteligência geográfica vai muito além dos pontos de venda. Basicamente, ela se estende a qualquer estudo que precise analisar fatores geográficos e sociodemográficos, e com o propósito de entender como isso impacta nos negócios. Sabendo onde um outdoor terá mais impacto no público-alvo, evita-se investimentos bem altos em ações que seriam ineficazes. É interessante pontuar também que a inteligência geográfica permite o mapeamento de clientes já existentes. Isso é usado especialmente no e-commerce, pois nossos clientes captam os endereços dos consumidores e conseguem importar em nossa plataforma, que então mapeia esses pontos e permite a identificação de onde eles se concentram e do quão distante é a influência daquela empresa. Muitas ações podem ser tomadas a partir disso, desde o marketing digital até definição de como estruturar um delivery, integrar os canais omnichannel etc. A questão depende bastante do foco que a empresa quer.

Geofusion e dados
As informações de inteligência geográfica têm atraído grande atenção do mercado nos últimos anos, e para os mais diversos fins. Para se ter uma ideia, praticamente não existia concorrência no Brasil quando começamos a atuar com isso, e hoje vemos que esse segmento está ficando cada vez mais dinâmico, e com novos desafios para todos os players. No caso da Geofusion, esse crescimento foi interessante para estabelecermos novas parcerias com o passar dos anos, e assim diversificarmos cada vez mais as fontes dos dados que ficam disponíveis aos nossos clientes. Para nós, surge a questão de tratar toda essa acessibilidade de uma forma que seja simples de mexer e não gere qualquer tipo de inconsistência. Para os usuários, particularmente, as soluções ficam mais flexíveis e possibilitando inúmeras variáveis para os estudos deles. Todos ganham.

As informações de inteligência geográfica têm atraído grande atenção do mercado nos últimos anos

Como a LGPD impactará o geomarketing
Acredito que algumas empresas possam ter que rever alguns processos, como a forma de coletar as informações de seus clientes, as ações de marketing aplicadas a partir disso e as práticas internas de modo geral. Isso pode ser desafiador para algumas delas, mas, como muita coisa no mercado, é basicamente uma questão de se adaptar para tornar o atendimento ao cliente cada vez melhor e mais transparente. Em relação aos dados disponibilizados pela Geofusion, a LGPD não tem impacto direto, uma vez que todos são exibidos por volume, ou seja, não existe uma coleta ou exposição específica de informação de um indivíduo.

*Crédito da foto no topo: NastyaSensei/Pexels

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