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Comprando no supermercado do futuro, só que agora!
O desafio é grande: até 2050, a produção de alimentos terá que crescer 70% usando os mesmos recursos naturais de que dispomos hoje, ou menos
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1 de outubro de 2015 - 4h31
Especial EXPO MILANO
Por Marisa Furtado
Nem comida de astronauta, nem superpílula, nem shake. No futuro, a solução para a alimentação de mais de 9 bilhões de pessoas será mesmo a cooperação mundial entre as nações e o intercâmbio do que cada país tem de melhor. Esta foi a tônica da EXPO MILANO 2015: durante 6 meses, estiveram reunidos 146 países, ONU e diversas organizações oficiais e não governamentais, demonstrando suas inteligências pela alimentação sustentável.
O desafio é grande: até 2050, a produção de alimentos terá que crescer 70% usando os mesmos recursos naturais de que dispomos hoje, ou menos. De um lado, 800 milhões de famintos. De outro, desperdício anual de mais de 1,3 bilhões de toneladas de alimentos e 3 milhões de mortes ligadas aos efeitos da superalimentação.
O descompasso exige novas tecnologias. Algumas delas foram apresentadas no The Future Food Disctrict. Distribuído em 2.500 metros quadrados, o espaço foi concebido pelo escritório de design Carlo Ratti Associati, em parceria com o MIT – Massachussets Institute of Technology, ABB Robotics, DataViz e a Coop – Cooperativa dos Produtores Italianos.
Nova ambientação visa consumo consciente. As telas de informação serão muitas!
Procedência, modo de produção, composição nutricional, caráter alergênico, possibilidades de harmonização, preparo etc. E o cliente ainda pode compartilhar a sua lista de compras.
São 1900 espécies de insetos próprias para o consumo (FAO) e muitas já integram a alimentação de dois bilhões de habitantes, até em versões gourmet.
Packs feitos em polyester economizam energia e espaço: carnes fora da geladeira por até 6 horas.
Telas de alta resolução em todos os setores aposentarão o papel definitivamente.
Impressão de alimentos 3D diminuirá estoque e reduzirá custos de produção e logística.
70% de toda a água que consumimos vai para a agricultura – o maior impacto junto ao meio ambiente. A pérgola da área de descanso é um exemplo de técnica de cultivo mais racional.
O CLIENTE CONTINUARÁ SENDO O REI, MAS NÃO REINARÁ SOZINHO.
O supermercado do futuro preza pela satisfação em toda a cadeia, numa relação justa, sem espaço para o modelo de negócios algoz no varejo.
UMA NOVA GEOPOLÍTICA EM NOME DA SOBREVIVÊNCIA
O fim da fome só será possível pela simbiose entre reinvenção e tradição, riqueza e pobreza, passado e futuro, homem e natureza, tolerância e diversidade. Até lá o mundo terá que se organizar de maneira mais orgânica, interdependente, entre tudo e todos que nos cercam. Este é o maior desafio do século XXI. Por isso foi escolhido como tema da feira universal EXPO MILANO 2015.
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