Notícias
Dados precisam virar dinheiro
O big data é um assunto extremamente complexo, porém, proporcionalmente lucrativo
O big data é um assunto extremamente complexo, porém, proporcionalmente lucrativo
6 de novembro de 2015 - 3h07
Por DANIEL BRUMATTI (*)
Você, provavelmente, já ouviu o termo “Data is the new oil”. Pois bem! Muito se tem falado e discutido sobre o real valor dos dados, mas a grande questão é: qual é esse valor? A resposta é bem simples. Se você não fizer nada com ele, o valor é zero! Não vale nada.
O conceito de que os dados, por si só, têm algum valor vem gerado em algumas empresas uma espécie de protecionismo para armazenamento, ou seja, um cuidado tão grande com a proteção pura e simples que, muitas vezes, acaba inibindo o compartilhamento da informação, inclusive com o time interno da companhia.
Recentemente, conversando com um colega, ouvi que ele não compartilha seus dados com ninguém por esse ser seu principal capital. “Não vou compartilhar com ninguém o que tenho de mais precioso”, disse.
Na mesma hora, brinquei dizendo que o que tenho de mais precioso é meu dinheiro e nem por isso o deixo embaixo do colchão. O que faço é deixá-lo com quem entende do assunto, para que esteja sempre seguro e me renda o máximo de ganho real.
É assim com os dados também. Para transformá-los em dinheiro, é fundamental deixá-los nas mãos de quem entende do assunto. Alguém que tenha a capacidade de transformar todo esse volume de informação em valor para a companhia e não deixar tudo “guardado a sete chaves”.
Mas, voltando ao meu amigo, lembro ainda que perguntei a se em sua empresa eles não faziam ações de e-mail marketing. A resposta era óbvia e ele, todo orgulhoso, prontamente respondeu: “mas é claro que sim”.
Pois é, eu disse. Você já compartilha os dados com uma empresa que te ajuda a transformar isso em dinheiro. Agora imagine se, além de compartilhar apenas informações simples como o nome e o e-mail, já com bons resultados, sua empresa também apostasse na construção de um verdadeiro big data com uma empresa especializada. Qual seria seu potencial de ganhos? Resumo da ópera. O big data é um assunto extremamente complexo, porém, proporcionalmente lucrativo.
Todas as empresas possuem fontes de dados incríveis dentro de casa, seja com seus sistemas legados, seus ERPs ou SACs, entre outros. Existe muito dinheiro parado, só esperando uma oportunidade para gerar lucros e resultados. Basta tratar tudo isso com um pouco mais de atenção, com profissionais especializados. Afinal, uma coisa é certa. Além de gerar custos desnecessários, dados parados podem significar muito prejuízo no bolso.
(*) Daniel Brumatti é diretor da Ad.Agency
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores