Notícias
Estudo de caso: a publicidade da T-Mobile através dos anos
Confira as diferentes e inovadoras fases da operadora, de Catherine Zeta-Jones a Shakira
Estudo de caso: a publicidade da T-Mobile através dos anos
BuscarEstudo de caso: a publicidade da T-Mobile através dos anos
BuscarConfira as diferentes e inovadoras fases da operadora, de Catherine Zeta-Jones a Shakira
11 de agosto de 2014 - 5h25
Do Advertising Age
O CEO John Legere e o CMO Mike Sievert estão revolucionando o marketing da operadora norte-americana T-Mobile, transformando-a em alvo de aquisição. Confira a evolução da publicidade da empresa, de Catherine Zeta-Jones a Shakira.
Março de 2004
A marca T-Mobile estreou no mercado com Catherine Zeta-Jones. A atriz assinou como voz da campanha “Get More”, em 2002, ano em que a operadora se lançou nos Estados Unidos oficialmente. Em 2006, a empresa dispensou Zeta-Jones em uma tentativa de investir em smartphones, mas recontratou a celebridade três anos depois, quando voltou a focar em mensagens.
Dezembro de 2006
Em 2006, a T-Mobile lançou o slogan “Stick Together”, anunciado como “um novo olhar e um novo direcionamento estratégico de marketing”. O projeto consistia em um plano de telefonia, myFaves, que oferecia ligações ilimitadas para cinco outros assinantes. Para promover o serviço, a companhia recrutou uma série de atletas famosos, como Charles Barkley. Os executivos de marketing da empresa acreditam que a campanha indicou que a T-Mobile foi a “primeira marca social”.
Dezembro de 2010
Antes de John Legere, a T-Mobile tinha Carly. A jovem modelo canadense, Carly Foulkes, se juntou à empresa como porta-voz em 2010 e rapidamente se tornou sinônimo da marca, estreando diversos anúncios impressos, outdoors e comerciais de TV. Ela ajudou a promover o símbolo magenta da marca. A operadora utilizou Carly em suas primeiras campanhas negativas – seguido a AT&T, que foi lançada como operadora exclusiva do iPhone.
Abril de 2013
O primeiro grande comercial da T-Mobile com o posicionamento “Uncarrier” foi uma paródia ocidental. O departamento de marketing da empresa considera o case como o impulso inicial para uma campanha baseada na provocação aos seus três maiores rivais.
Fevereiro de 2014
Com o desenvolvimento do conceito “Uncarrier”, a T-Mobile cresceu com uma determinação cada vez maior. Para o Super Bowl 2014, a operadora contratou o ídolo da NFL Tim Tebow para três comerciais surpresas. Dois foram da Butler, Shine, Stern & Partners e o terceiro da agência Publicis. Antes de os anúncios serem veiculados, a companhia manteve o plano em, segredo, permitindo que apenas alguns funcionários selecionados soubessem de sua existência.
Junho de 2014
Em outubro de 2013, a T-Mobile organizou um evento em Nova York para promover sua iniciativa “Uncarrier” mais recente – novas ofertas que fornecem dados ilimitados e mensagens globais. O evento contou com a participação da Shakira, que também esteve presente na Copa do Mundo e em diversos anúncios de língua espanhola.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores