Notícias
Jeff Bezos: As pessoas não vão pagar por notícias na web; o impresso morrerá em 20 anos
Em 2012, antes de comprar o The Washington Post por US$ 250 milhões, CEO da Amazon declarou que fim da mídia impressa estaria próximo
Jeff Bezos: As pessoas não vão pagar por notícias na web; o impresso morrerá em 20 anos
BuscarJeff Bezos: As pessoas não vão pagar por notícias na web; o impresso morrerá em 20 anos
BuscarEm 2012, antes de comprar o The Washington Post por US$ 250 milhões, CEO da Amazon declarou que fim da mídia impressa estaria próximo
6 de agosto de 2013 - 11h01
A notícia da venda de um dos maiores e mais importantes jornais norte-americanos – o The Washington Post – adquirido pelo CEO da Amazon,  Jeff Bezos, por US$ 250 milhões, surpreendeu o mundo dos publishers e levantou mais uma vez o debate sobre o futuro da mídia impressa. A questão ganha ainda mais força se consideramos as declarações de Bezos, emitidas há um ano, sobre os caminhos das publicações e do consumo de notícias via internet. Em uma longa entrevista ao jornal alemão Berliner-Zeitung, o empresário afirmou que ninguém se disponibilizaria a pagar por notícias online e que as publicações impressas morrerão em 20 anos.
"Há uma coisa que eu tenho certeza sobre o tema: não teremos jornais e revistas impressas em vinte anos. Talvez, eles existam como itens de luxo em alguns hotéis que querem oferecê-los como um serviço extravagante. Impressos não serão comuns em vinte anos”, afirmou Bezos. A declaração levanta a hipótese de que o próprio Washington Post pode abandonar a versão impressa em médio prazo.
No último trimestre, o Wall Street Journal – divisão de impressa do jornal The Washington Post – publicou uma queda de 4% na receita. Já a receita do Washingtonpost.com aumentou 8%, para US$ 25,8 milhões. Na entrevista ao jornal alemão, Bezos afirmou que para ele haverá um longo período de transição. "Percebi que as pessoas estão dispostas a pagar por assinaturas de jornais em tablets. Num futuro próximo, todas as famílias terão dispositivos móveis. Isso vai ser o padrão e vai dar um impulso para os jornais”, comentou.
Leia também
– CEO da Amazon, Jeff Bezos compra The Washington Post por US$ 250 milhões
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores