Assinar

O perfil e os hábitos do consumidor multiplataforma no Brasil

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

O perfil e os hábitos do consumidor multiplataforma no Brasil

Buscar
Publicidade

Notícias

O perfil e os hábitos do consumidor multiplataforma no Brasil

Estudo da comScore mostra rotina dos usuários de internet brasileiros, cada vez mais conectados a diferentes telas


19 de fevereiro de 2014 - 8h08

O interesse pelas atividades online no Brasil continua aumentando, especialmente com relação à navegação na web em geral e às atividades em redes sociais. Hoje, a internet é considerada a mídia mais importante para 88% dos internautas brasileiros, superando a televisão, jornais e revistas, segundo a comScore. Adicionalmente, 40% passam ao menos duas horas por dia conectados, contra apenas 27% dos que gastam o mesmo tempo assistindo à TV.

Onívoros Digitais
Quase a metade da população online no Brasil (47%) utiliza seu PC junto com celular, tablet e outros dispositivos. Então, para propósitos de planejamento online, considerar o PC como a mesma coisa que internet é planejar com base em um cenário virtual que é verdadeiro somente para 53% da população online, diz a comScore. Para contextualizar esse dado, o Reino Unido tem 69% de usuários multiplataforma e os EUA, 54%.

A posse de dispositivos móveis com conexão à internet vem crescendo desde o ano passado.

Ainda segundo a comScore, os dispositivos mais usados para acessar a web, os smartphones e os tablets foram os destaques. A boa notícia é que os usuários multiplataforma agora consomem 23% mais conteúdo que os usuários exclusivos de PC.

Em 2012, 42% dos internautas brasileiros possuíam smartphones, sendo que em 2013 esse número saltou para 52%. Desses usuários, 37% passam 14 horas semanais ou mais navegando ou usando apps em seu dispositivo. Em relação a usuários de tablets, 30% dos brasileiros possuem esse tipo de aparelho contra apenas 22% no 2012. Desses usuários, 46% passam 14 horas por semananavegando ou usando apps.

Comparativamente ao ano anterior, a audiência online brasileira está usando mais funcionalidades online de seus telefones. Os donos de tablets se mostram também consideravelmente engajados com as diversas funcionalidades dos seus aparelhos, especialmente a navegação de internet, o acesso a redes sociais, os emails, e os aplicativos.

O público mais jovem (abaixo de 35 anos de idade) tende a passar mais tempo em seus smartphones fazendo atividades diversas, tais como navegar, usar aplicativos, visitar sites de redes sociais, além de serem mais propensos a comprar online por meio de seus aparelhos móveis.

O público masculino tende a fazer mais atividades online via smartphone do que o público feminino: Os homens também são mais propensos do que as mulheres a fazerem compras a partir de seus smartphones ou tablets.

A internet e a TV
Hoje, 73% do público online no Brasil usa a internet, enquanto assiste à TV. Entre os usuários da internet que navegam por meio de notebooks enquanto assistem à TV, 56% realizam atividades não relacionadas aos programas que estão assistindo. Esse numero descende a 48% quando a navegação é feita por smartphone, e a 47% no caso dos tablets.

Três de cada quatro (74%) brasileiros online realizam pesquisas na internet sobre produtos que desejam comprar offline — um aumento de 9 pontos percentuais em relação aos resultados da mesma pesquisa feita durante o ano passado. O percentual dos que usam um dispositivo movil para pesquisar na internet enquanto estão em uma loja física aumentou consideravelmente de um ano para cá (48% em 2013 vs. 37% em 2012).

A causa do aumento dos consumidores online pode estar relacionada a uma maior receptividade à publicidade digital e maior confiança dos usuários: Mais de oito de cada dez (84%) já realizaram alguma compra online, seja por meio de um computador/laptop, smartphone ou de um tablet. 

As informações são da comScore

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também