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Os 5 passos para ter sucesso em marketing de mídia social
Saiba quais fatores são essenciais para começar a posicionar seu negócio em social media
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10 de fevereiro de 2014 - 2h41
A mídia social já faz parte do cotidiano dos consumidores e dos anunciantes. Para o primeiro grupo, é um jeito de descobrir e estar mais perto das marcas e para o segundo, a chave para alcançar o público desejado. Essa realidade foi intensificada com a chegada de redes sociais visuais em 2013, como Pinterest, Vine e Instagram, e deve continuar em outros sites, tradicionais ou recém-lançados. O já existente Google+, por exemplo, é uma das apostas em 2014.
Confira cinco passos fundamentais para ser bem-sucedido no marketing de social media:
1. Comece com um plano
Um entre quatro empresas não têm estratégias definidas para marketing de mídia social. Se você quer ter sucesso no universo social e impulsionar vendas, construa uma estratégia levando em conta as diferentes audiências de cada rede social. Por exemplo:
– 67% dos internautas acessa o Facebook;
– O público feminino representa 60% dos usuários do Facebook;
– O usuário típico do Twitter são mulheres de 28 anos;
– A idade do público do Instagram varia entre 18 e 29 anos
– Oitenta por cento dos usuários do Pinterest são mulheres
Fatores como personalidade e estilo de vida do consumidor devem ser considerados, para então selecionar os canais mais adequados. Confira o que está dando certo para concorrentes e crie um calendário de conteúdo.
2. Crie conteúdo de qualidade
Conteúdo de qualidade engaja o público, é compartilhado em diversas plataformas e desperta interesse pela marca. Também faz diferença no SEO. O que é conteúdo de qualidade? É: informativo, compartilhável e relevante para o público-alvo.
3. Pense visualmente
“Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Mas em social media pode valer ainda mais.
– De acordo com a Harvard, cerca de 70% das atividades no Facebook giram em torno de imagens
– No Facebook, 44% dos usuários estão mais suscetíveis a interagir com marcas se estas postarem imagens
– Vine, Pinterest, Tumblr e Instagram estão aí para mostrar como a social media está se direcionando por vídeos e imagens
4. Seja ativo e responsável
Consumidores e fãs acompanham as páginas das marcas, postam comentários e esperam reciprocidade na esfera social. A Microsoft e o Xbox são exemplos de empresas utilizando o Twitter para relacionamento com o público.
É importante lembrar que o importante não é apenas responder. Automação pode ser um problema, afinal certas perguntas não são respondidas com respostas automáticas. Os consumidores querem ter certeza de questão interagindo com um ser humano.
5. Mensuração de métricas
Atualmente, há centenas de milhares de interações nos sites de mídia social. Ainda assim, somente 25% das empresas possuem estratégias para mensuração. Algumas métricas que todo negócio deve ter:
– Compartilhamentos em todos os sites sociais
– Cliques
– Taxas de conversão
– Tráfego de canais sociais para o site (algumas empresas descobrirão atividade de sites sociais nos quais não estão ativos)
Com informações do Jeff Bullas
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