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Para 30% dos usuários, privacidade na internet não é respeitada
Levantamento aponta percepção dos brasileiros sobre presença do governo na rede e segurança em redes sociais e compras online
Para 30% dos usuários, privacidade na internet não é respeitada
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6 de setembro de 2016 - 9h01
Privacidade e segurança, temas quentes quanto se fala do uso da internet, foram objeto de pesquisa da empresa Opinion Box. 1.884 internautas de ambos os sexos e de todas as classes sociais e regiões do país foram entrevistados no mês de julho. O levantamento aponta que 30% dos usuários avaliam não ter sua privacidade nem um pouco respeitada na internet.
83% dos usuários se preocupam com o uso do conteúdo que publicam pela administração da rede social
Apesar do Brasil ser o país com maior número de adeptos às redes sociais, apenas 28% dos entrevistados disseram se sentir confortáveis em ceder informações pessoais, como nome completo e data de nascimento, para se cadastrar em uma nova rede. Além disso, 87% mencionaram se preocupar com o uso indevido de seu próprio conteúdo, compartilhado por outros usuários da mesma rede social, sendo que 45% desses afirmaram se preocupar muito. Quanto à preocupação sobre o uso pela administração da rede social do conteúdo publicado pelo usuário, 83% disseram ficar preocupados, sendo que 40% se preocupam muito com o fato de que a rede social use seu conteúdo compartilhado.
86% dos entrevistados afirmaram ter o hábito de fazer compras online, enquanto para 50% a essa prática acontece via aplicativos para smartphones. No entanto, fazer o cadastro nas lojas virtuais é uma etapa que divide os usuários e preocupa parte deles: somente 55% dos internautas declaram ao Opinion Box se sentir confortáveis em fornecer seus próprios dados para os e-commerces. Já 40% discordam quanto ao repasse de seus dados pessoais para uma loja na internet.
No momento de fornecer dados de pagamento aos e-commerces, 48% apontaram que não se sentem seguros. Quando a compra acontece via apps, apenas 36% se sentem seguros em informar dados como número do cartão de crédito e código de segurança.
Considerando o Marco Civil da Internet, o Opinion Box questionou os entrevistados sobre a quem cabe monitorar informações que circulam na rede. Para 73% das pessoas, o governo não deve ter o poder de acessar, armazenar e analisar dados de utilização dos usuários de internet no Brasil. “Com base nesses dados, avaliamos que o desafio continua sendo estabelecer diretrizes que ofereçam aos usuários segurança e privacidade, sem perder o caráter de liberdade que a internet tem”, avalia Felipe Schepers, co-fundador e COO do Opinion Box, em comunicado. A margem de erro é de 2,3 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.
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