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Pesquisa: 9 fatos para guiar marcas nas plataformas de social media
Veja alguns tópicos baseados em estudos que podem ajudar sua marca a construir uma estratégia em social
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7 de julho de 2014 - 12h50
Na maioria das vezes, marcas constroem suas estratégias baseadas em estatísticas. E existem milhares de estatísticas sobre social media, umas interessantes para determinados negócios, outras nem tanto. Afinal, esse é um universo que muda a cada dia e o que pode funcionar para uma empresa, não dá certo com outra. Veja, a seguir, nove fatos que podem te ajudar a desenvolver um plano de social para sua marca:
1. Seus maiores defensores têm menos seguidores
Quando olhar para sua estratégia de monitoramento de social media, observe que as menções à sua marca/empresa no social não virão dos maiores players, maioria das vezes. A Mention, empresa especializada em monitoramento de redes sociais, analisou mais de 1 bilhão de menções nos últimos dois anos e descobriu que 91% delas vêm de pessoas com menos de 500 seguidores.
Você pode até priorizar os poucos usuários populares, mas não se esqueça daqueles com menos seguidores, pois eles representam a maioria que fala sobre sua marca.
2. Twitter tem seis redes de comunicação distintas
Após analisarem milhares de conversas no microblog, oPew Research Center e a Social Media Research Foundation concluíram que existem seis estruturas de conversa na plataforma:
1. Divididas, com duas audiências polarizadas, geralmente em tópicos polêmicos, como política;
2. Unificadas, com audiências próximas, que podem pertencer às mesmas comunidades, frequentar as mesmas conferências ou compartilhar os mesmos hobbies;
3. Fragmentadas, com clusters. Na maioria das vezes, esses grupos pequenos se formam em tópicos sobre celebridades, produtos e eventos públicos.
4. Diversos grupos de pequeno ou médio porte, que se reúnem para falar sobre notícias globais e tópicos populares.
5. In-Hub, um grupo grande que fala sobre notícias em geral, pessoas famosas e tendências. No entanto, há pouca interação entre os membros dessa audiência
6. Out-Hub, outro grupo grande que é geralmente formada por seguidores de empresas que oferecem serviços ao consumidor ou organizações governamentais.
3. Anunciantes preferem mensagens escritas
Segundo dados apurados pelo Social Media Examiner com quase 3 mil anunciantes, mais da metade deles (58%) considera o conteúdo escrito e autoral como o mais importante na social media. Em um distante segundo lugar (19%) está o conteúdo visual.
4. Você tem menos de uma hora para responder no Twitter
De acordo com estudo recente da Lithium Technologies, 53% dos usuários do Twitter esperam que a marca responda aos seus questionamentos em até uma hora. Essa porcentagem aumenta para 72% quando se trata de uma reclamação.
5. Sextas-feiras são os melhores dias para engajamento
O Social Intelligence Report da Adobe analisou mais de 225 bilhões de posts no Facebook nos últimos dois anos e descobriu que a sexta é o dia da semana em que são publicados comentários, likes e compartilhamentos na rede social.
6. Fotos impulsionam engajamento nas fanpages do Facebook
É provável que essa constatação não te impressione, mas que tal dados sobre sua magnitude? Segundo o Social Bakers,87% das interações na plataforma ocorrem em postagens de imagens. Nenhum outro tipo de conteúdo recebe mais do que 4% de interação.
7. Facebook,Pinterest e Twitter direcionam a maior parte do tráfego
Um estudo da Shareaholic com mais de 300 mil sites, realizado de dezembro a março, constatou que as três redes sociais são as que mais direcionam tráfego em termos de engajamento e percepção da marca.
YouTube, Google+ e LinkedIn são as três fontes de tráfego em termos de tempo no site, páginas por visita e taxa de rejeição.
8. Mire em 28, 118 ou 385 interações por post, dependendo do seu número de fãs
Segundo análise do Social Bakers em mais de 40 mil páginas, aquelas com até 9,999 fãs atingem, em média, 28 interações por post; de 10 mil a 99 mil, 128 interações e de 100 mil a 499 mil, cerc de 385 interações.
9. No Pinterest, há um melhor dia para tudo
Em um post em seu blog oficial, o Pinterest revelou quais categorias recebem mais engajamento de acordo com o dia da semana:
Segunda-feira: fitness
Terça-feira: tecnologia
Quarta-feira: citações inspiradoras
Quinta-feira: moda
Sexta-feira: humor
Sábado: viagem
Domingo: comida
Com informações do Fast Company
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