20 de agosto de 2013 - 10h23
Por Jack Nefi
Do AdAge
Um levantamento recente indicou que a Procter & Gamble (P&G) gasta quase 35% de seu orçamento de marketing na área digital. A informação surpreende o mercado, já que a empresa está em ramo da indústria no qual os produtos inclinam-se para uma comunicação voltada para o mundo off-line, como TV, mídia impressa e PDV. Além disso, segundo a empresa especializada em monitoramento de mídia e marketing, a Kantar Media, a P&G gastou 6,8% do montante de US$ 2,9 bilhões direcionados a mídia, em ações publicidade de display online.
Mas qual seria a razão do alto investimento digital? O CEO da empresa, A.G. Lafley, explica que este tipo de estratégia tem se mostrado extremamente eficaz. “Nós estamos martelando sobre a eficácia da comunicação. O digital já é realidade para muitas empresas e para nós, no dia-a-dia, comprovamos essa eficiência”, comentou.
De acordo com a P&G, os gastos de 35% da verba de comunicação, atrelados ao marketing digital, incluem pesquisa, mídia social, vídeos online, mobile e outros. Segundo informações do Advertising Age, os gastos da P&G , em 2012, com publicidade nos EUA alcançaram US$ 4,8 bilhões – e com isso, aproximadamente US$ 1,7 bilhão foi destinado ao ambiente online. Entretanto, estes números não incluem a gama de produção e os custos da agência, no desenvolvimento de sites e na criação de conteúdo digital.
Portanto, o digital já se tornou essencial dentro da comunicação da P&G, colocando a empresa à frente de concorrentes, em termos de investimentos online. A estimativa da companhia é de que o investimento de US$ 1,7 bilhão neste tipo de comunicação, represente entre 3,8% e 5,6% no resultado de suas vendas nos EUA.