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ProXXIma 2014: Mídia programática e automação são caminhos sem volta
Jay Stevens, VP da Rubicon Project, falou sobre o potencial desse segmento no Brasil e no mundo
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BuscarJay Stevens, VP da Rubicon Project, falou sobre o potencial desse segmento no Brasil e no mundo
7 de maio de 2014 - 3h52
POR ISABELLA LESSA
ilessa@grupomm.com.br
Mais do que impulsionar a eficiência dos processos de compra e venda de anúncios, a automação e a mídia programática são gatilhos para a criatividade. Foi com essa constatação que Jay Stevens, vice-presidente da Rubicon Project – empresa que acaba de inaugurar escritório em São Paulo – iniciou a palestra “Plataformas vendem mídia” durante o segundo dia do evento ProXXIma, nesta quarta-feira, 7.
“Acreditamos que a publicidade é guiada por pessoas brilhantes e criativas, e uma das grandes forças do Brasil é justamente a criatividade”, afirmou. O executivo acredita que, ao eliminar tempo e dinheiro gastos no processo de compra e venda de mídia, os mercados poderão extrair o melhor de seus criativos e economizar tempo e diheiro.
Para ilustrar o cenário onde a mídia programática e o real time bidding são caminhos sem volta, ele citou uma pesquisa da Magna Global, divulgada no final de abril. Segundo a empresa, a América Latina deve gerar US$ 836 milhões nesse segmento até 2017, sendo que mais da metade dos lucros (67%) serão provenientes do mercado brasileiro.
Stevens salientou a adoção desse modelo nos mercados mais desenvolvidos, como EUA, França e Reino Unido, e citou Telegraph, The Guardian e Wall Street Journal, como exemplos de veículos tradicionais que tem prestado atenção nessa tendência. Dentre os publishers online, ele afirmou que o eBay já tem a programmatic media como fonte para mais de 50% de sua receita.
Como representante de uma empresa que investe em automação de mídia, o executivo fez questão de salientar seu principal objetivo: assegurar a liberdade da mídia e a privacidade dos clientes. Por meio das ferramentas que a Rubicon oferece, ele espera auxiliar publishers a competir com Google e Facebook.
Um dos pontos fundamentais sobre a automação e a mídia programática, destacou Stevens, é o fato de possibilitarem estratégias sob medida para cada publisher, agência e anunciante. “Isso beneficia a inovação e coloca em destaque mercados menores, como República Tcheca e Holanda”, disse.
O executivo finalizou a apresentação com um alerta: “As empresas precisam parar de ter medo da automação, pois ela não substitui pessoas. Mais do que nunca, profissionais de talento são fundamentais”.
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