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Quais são os desafios do marketing financeiro?

Michel Lent, CMO do Modalmais, destaca a importância de uma marketing focado em user experience, tecnologia e conteúdo


3 de fevereiro de 2021 - 6h00

No Brasil, o mercado de investimentos é jovem, em relação a outros países. No entanto, efervescente. A cada dia, surgem novos players, fusões e aquisições. Na corrida pela atenção do consumidor, um marketing regado em user experience (UX), tecnologia e conteúdo pode gerar bons resultados. Segundo Michel Lent, chief marketing officer da Modalmais, o mercado de finanças deve encarar como desafio diário o ato de simplificar produtos e desmistificar a imagem do setor de investimentos, difícil e de alto risco. “No final das contas, todo mundo que tem dinheiro na poupança já é na realidade um investidor. Só não se vê como um”, afirma, com exclusividade ao ProXXIma.

 

Michel Lent, chief marketing officer da Modalmais (crédito: reprodução)

A maturidade do marketing financeiro no Brasil
Vivemos em um momento muito efervescente, no marketing financeiro. Uma fragmentação grande de mercado com o surgimento de novos players, fusões e aquisições. Mas, de forma geral, ainda é tudo muito incipiente e hermético. Todos os players vivendo uma jornada semelhante que é a de simplificar sua oferta de produtos e serviços e de crescer o mercado. Jornada que passa pela comunicação e posicionamento, porém, principalmente, pela experiência. Os players mais bem avaliados têm uma experiência em site, app ou atendimento muito boa ou, no mínimo, acima da média. Diria que o entendimento do que precisa ser feito é claro para todos, mas desenvolver as soluções baseadas em user experience e tecnologia ainda é bem desafiador. No financeiro, marketing de conteúdo é a grande base. Com lógica complexa e muita desinformação por parte do público em geral, trabalhar com textos, vídeos e demais conteúdos que simplifiquem esse universo é fundamental.

Diria que o entendimento do que precisa ser feito é claro para todos, mas desenvolver as soluções baseadas em user experience e tecnologia ainda é bem desafiador

As estratégias de marketing para captar novos consumidores
Vivemos, até bem pouco tempo, um cenário de juros altos, no Brasil, e deixar o dinheiro na poupança ou mesmo na conta corrente remunerada era o suficiente para bater a inflação. Mas, esse cenário mudou e a população bancarizada brasileira, agora, vai precisar de produtos de investimento básicos e de baixo risco, que ajudem a se proteger da inflação. Ao mesmo tempo, vão precisar perder o medo dos investimentos. Investir é arriscado, poupar é seguro, segundo o entendimento popular. O desafio é reverter esse entendimento, através da simplificação dos produtos que hoje são muito complicados de se entender. No final das contas, todo mundo que tem dinheiro na poupança já é na realidade um investidor. Só não se vê como um.

O desafio é reverter esse entendimento, através da simplificação dos produtos que hoje são muito complicados de se entender

Modalmais e a experiência como premissa
São algumas eras diferentes. O Modal começou como banco de investimentos, há 25 anos, e como corretora e home broker, há cinco. Lançou seu banco digital, há dois anos, e atingiu a marca de 1 milhão de clientes, no primeiro ano. De lá pra cá, viemos trabalhando o marketing de diferentes formas, de acordo com o momento do banco. Com a criação do cargo de CMO e a minha chegada, estamos profissionalizando e aprofundando uma série de frentes, sempre como foco na clareza das informações e na boa experiência dos nossos clientes e prospects.

*Crédito da foto no topo: Skitterphoto/Pexels

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