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Qual é o impacto de Adblockers no seu site?

Não é novidade que os Adblockers fazem parte da lista de coisas mais chatas para donos de sites ou anunciantes online


6 de julho de 2016 - 9h00

*Por Sibylle Grenz, zanox Global

Não é novidade que os Adblockers fazem parte da lista de coisas mais chatas para donos de sites ou anunciantes online. Desenvolvedores de conteúdoperdem receita substancial necessária para operarem seus sites e, frequentemente, não têm a simpatia de usuários que ficam irritados com anúncios intrusivos e acabam instalando os adblockers, que não permitem nem mesmo métodos de rastreamento. Apesar do Adblock Plus dizer que apenas bloqueia os anúncios “chatos”, anúncios regulares também são bloqueados, independentemente do seu design, localização ou conteúdo.

Ao fazer o download de softwares que bloqueiam anúncios, usuários estão protestando ativamente contra anúncios digitais invasivos, o que deve ser levado à sério por publishers e anunciantes. O conteúdo, seu valor para o usuário e a experiência do mesmo devem ser o maior foco de qualquer site. Anúncios não devem impactar a funcionalidade de um site de forma negativa, assim como não podem atrapalhar o consumo confortável de seu conteúdo.

Porém, sites não conseguem simplesmente oferecer serviços de qualidade e conteúdo para usuários sem anunciar. Até blogueiros menos conhecidos contam com custos para manterem seus sites e a produção de conteúdo. Quanto mais o site cresce, mais estas despesas tendem a aumentar. Portanto, para grandes portais e blogs, que têm salários a pagar, custos altos por softwares ou medidas de segurança para proteger seus usuários, anúncios adicionais e outras fontes de receita são necessárias.

AdBlock & Marketing de Afiliação

Banners de afiliados regulares com links (com a exceção de postview display) devem ser clicados e convertidos em uma venda para gerar comissão para o publisher. Portanto, é mais provável que os publishers escolham anúncios selecionados cuidadosamente, que serão de grande interesse de seus usuários. O ideal é o uso de formatos padrão de banners e links de texto.

Por que meus anúncios estão sendo bloqueados?
Nem todos os anúncios são bloqueados nos sites, o critério nem sempre é claro. Algumas empresas de anunciantes pagam para entrar na lista de anúncios aceitos no Adblock Plus, fazendo assim com que algumas entidades do setor, como o IAB (Interactive Advertising Bureau) vejam seu modelo de monetização como extorsão.
Mas o mais importante é gerar um bom conteúdo, ter um estudo sobre o perfil do seu público
De qualquer forma, já vimos banners simples a anúncios nativos serem bloqueados sem qualquer relação de uma regra simples. Então, para confirmar se seus anúncios estão sendo bloqueados, uma alternativa é instalar o Adblock Plus e verificar a funcionalidade dos banners, assim como links de texto, outros anúncios ou tecnologia de rastreamento.

Contador do Adblock
A porcentagem dos usuários de Adblock diferem-se de site para site, dependendo do alvo. É dito que sites de games e conteúdo relacionado à tecnologia têm uma taxa maior de usuários de adblock do que outros, como blogs de beleza. Um estudo conduzido pela PageFair indica taxas de adblock que vão de 1.5% até 65%, com uma média de 23% para os 200 sites analisados.

Para verificar quão grande pode ser a perda no seu site, um contador de adblock pode ser útil. Soluções simples podem ser encontradas no Google Analyticsou usando o Google Tag Manager.

Usuários de WordPress podem ainda encontrar plugins no diretório de plugins, como Blockalyzer ou AdBlock X.

 

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