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Seleção Brasileira vai controlar uso de redes sociais por jogadores

Atletas terão cartilha com orientações de como se portar e orientação de horários dos posts


14 de maio de 2013 - 6h50

A coletiva de imprensa com a convocação dos jogadores que irão participar da Copa das Confederações nesta terça-feira, 14, teve um capítulo a parte: o uso das redes sociais pelos jogadores. O técnico Luis Felipe Scolari revelou que durante a preparação e também no torneio os jogadores serão monitorados. O comandante disse que a CBF deve entregar uma espécie de cartilha com informações e orientações aos atletas de como se portar no relacionamento com a imprensa.

"É normal ter regras, como usar até determinado horário. É comum que os atletas tenham seus meios de comunicação e de publicação, até determinado horário. É comum que recebam algumas informações de como se portar em relação ao grupo”. Felipão afirmou que os jogadores que "avançarem o sinal", falando mais do que o devido, segundo os critérios da CBF, vão responder às consequências.

 

Dayyán Morandi, sócio-fundador do Palpiteros, acredita que a melhor propaganda é a vitória, sendo que as marcas devem respeitar essa decisão em busca do melhor para a Seleção. “É preciso respeitar o período quando os atletas estão concentrados e apoiar o seu desenvolvimento e foco para a competição, pois conquistando o título, todos ganham muito mais. O atleta valoriza sua imagem como profissional dentro e fora dos campos e estabelece ainda mais um aspecto de estrela do futebol. Com isso a marca pode explorar ainda mais a emoção do torcedor”, completou Morandi.

 

Já Mauricio Portela, vice presidente de novas mídias do Esporte Interativo, acredita que a decisão é radical e na contramão da comunicação atual. “Embora o objetivo do Felipão deva ser falta de concentração e polêmicas que atrapalhem o desempenho do time, considero uma decisão radical e na contramão da comunicação atual, que tende a aproximar os ídolos com a torcida, de parceiros e patrocinadores, através das redes sociais”, define Portela.

 

Paulo Henrique Ferreira, diretor de mídias digitais do Grupo LANCE!, enxerga a postura do Scolari focada em garantir o comando do grupo dos jogadores. "Enxergamos que esta medida tem muito mais a ver com a forma de comando do Felipão, do que com business ou novas tecnologias. Reflete a maneira como ele quer controlar o grupo durante a competição", comentou Ferreira.

O jogador Neymar, convocado por Felipão, tem mais de 9,1 milhões de fãs no Facebook. Em sua timeline na rede social 11 marcas estampam seus logos como patrocinadora do atleta. No Twitter, o jogador do Santos tem mais de 6,6 milhões de seguidores.

Histórico
Mano Menezes, ex-técnico da Seleção Brasileira, criou regras sobre o uso de redes sociais por parte dos jogadores durante a Copa América de 2012, realizada na Argentina. Entre elas, tomar cuidado com o que escrevem, para não prejudicar o clima do grupo, não ficar navegando na web até muito tarde e moderar no tom dos posts.

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