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Startup de marketing esportivo é ponte entre atletas e marcas
BR Sports representa mais de 60 atletas e obteve em 2013 faturamento de R$ 1 milhão com ações publicitárias; empresa projeta novos negócios de olho na Copa do Mundo de 2014
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4 de dezembro de 2013 - 11h00
POR ARTHUR QUEZADA
aquezada@grupomm.com.br
Em 2014, o esporte, em especial o futebol, estará na mira dos anunciantes brasileiros como parte de estratégias fundamentais em um cenário de Copa do Mundo. De olho nessa demanda, a BR Sports, startup lançada no final de 2012, começa a colher frutos e a prospectar novos negócios, trabalhando como uma espécie de ponte entre marca, atletas e público.
A empresa comandada pelos sócios Celso Ribeiro e Danilo Basso é responsável pela gestão e comercialização digital da imagem de 60 atletas brasileiros, como Paulinho (ex-Corinthians), Bernard (ex-Atlético Mineiro), o tenista Bruno Soares e o lutador da UFC Wanderlei Silva. Com grandes nomes na cartilha, a startup desenvolveu uma plataforma exclusiva para anunciantes que desejam investir em reputação por meio de conteúdo.
Na prática, o modelo de negócios funciona com base em três pilares: patrocínio; ações de conteúdo; e atletas como mídia. O trabalho consiste em ativar produtos, serviços, marcas e conceitos nas redes sociais de atletas com grande alcance e, principalmente, influência entre seus fãs e seguidores – por meio das plataformas mais utilizadas por eles, como Facebook, Twitter e o Instagram. Atualmente, a soma das bases digitais destes atletas da BR Sports totalizam mais de 90 milhões de internautas, dentre fãs e seguidores.
Para Ribeiro, as marcas estão procurando outras alternativas para falar com o público de futebol, especialmente pela proximidade da Copa do Mundo. “O que fazemos é permitir que as empresas tenham pessoas relevantes promovendo e, especialmente, interagindo com seus produtos, serviços e mensagens”, explica.
Trabalhos concretizados
Apesar do pouco tempo de existência, a BR Sports já possui no currículo cases importantes com marcas de renome internacional. Com a Unilever, a empresa fez um trabalho especial para Rexona Men, sob o conceito “Do More”. A ideia foi criada a partir de uma web série com 12 episódios sobre o produto.
A partir deste momento, a startup entrou em ação e convidou alguns ex-atletas que tiveram suas carreiras marcadas por momentos de dor e superação, tanto na vida pessoal, quanto esportiva, como Fernando Scherer, “Magic” Paula, Nalbert e Virna. Cada atleta estrelou três capítulos, e a ação foi assinada pela BR Sports em parceria com a agência CuboCC.
Outro caso interessante foi feito para divulgar uma campanha da Pokerstars com o Ronaldo, a startup selecionou atletas de diversas modalidades para ativarem o vídeo em seus canais digitais. Participaram da campanha, Wanderlei Silva, Paulinho, Thiago Pereira, Bruninho e Fabiana Murer.
Projetos para o ano da Copa
A BR Sports encerra 2013 celebrando um faturamento de cerca de R$ 1 milhão, com ações realizadas para marcas como Unilever, Paramont Pictures, Pepsico e PokerStars . Para o próximo ano, a ideia dos sócios é continuar investindo na articulação de parcerias com atletas, e também clubes do País.
Segundo Ribeiro a empresa projeta um faturamento de R$ 3,5 milhões em 2014, e, além disso, está prestes a anunciar uma novos trabalhos com grandes marcas nacionais. “Não podemos revelar ainda, mas esperamos fechar três bons acordos nas próximas semanas”, comenta.
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