Notícias
Startups: 7 lições para alcançar o sucesso no digital
Durante evento realizado em Helsinki, fundadores de startups apontaram os caminhos para prosperar no competitivo ambiente online
Startups: 7 lições para alcançar o sucesso no digital
BuscarStartups: 7 lições para alcançar o sucesso no digital
BuscarDurante evento realizado em Helsinki, fundadores de startups apontaram os caminhos para prosperar no competitivo ambiente online
18 de novembro de 2013 - 1h37
Todas as empresas que estão começando, independentemente do segmento, cometem erros e acertos. Por isso, a maioria das startups possuem características incomuns e a troca de experiências pode ser fundamental para prosperar – principalmente no ambiente online, onde competição se torna cada mais voraz. Nessa linha de pensamento, os líderes de startups do norte da Europa e da Rússia se reuniram no evento Slush 2013, em Helsinki, na última semana, para debater quais comportamentos e práticas são ideais na busca do sucesso.
Deste liquidificador de ideias, 7 lições foram apontadas como fundamentais para se prosperar no ambiente online:
1- Mente aberta
William Wolfram, fundador da empresa de comércio eletrônico DealDash , que está avaliada em US $ 100 milhões, acredita que as startups não devem se deixar abalar pelas críticas de investidores e muito menos pela pressão por resultados. Segundo o executivo, é preciso receber as críticas, mas não desanimar com as cobranças.
2- Se diferenciar
A CEO da Supercell, Ilkka Paananen, que encontrou sucesso em três anos de empresa, como os famosos aplicativos de jogos “Clash of the Clans” e “Hay Day”, afirmou que celebrar fracassos pode ser um diferencial importante para as companhias estão começando. Além disso, a profissional destaca que não basta olhar para o que é popular na App Store, mas sim buscar um diferencial relevante.
3- Ser seletivo
Muitos vão oferecer conselhos, mas seja seletivo com o que dicas você realmente vai seguir. Essa foi a linha de pensamento de Jukka Hilvonen, produtor da Nitro Games. Segundo ele, os conselhos podem ser fundamentais para o bem e para o mal de sua companhia. Além disso, o profissional destaca a importância de aplicar seus conceitos independente das opiniões alheias.
4- Equilíbrio
Markus Haltunnen , fundador da Small Giant, afirmou que a equipe inicial da startup é fundamental para o sucesso, e que esse time precisa ser possuir um equilíbrio. Para ele, talento, disposição e comprometimento são fatores essenciais. “Sem isso é impossível competir com grandes empresas”, afirma.
5- Pensar décadas à frente
Tiina Zillacus, fundador do aplicativo Yoga Retreat, disse que é fundamental considerar o que esta por vir, caso contrário a startup já nascerá com problemas. "Se você precisa de investidores, levantar dinheiro não pode ser sua prioridade. Tudo é um jogo de bons relacionamentos aliado a conexões que podem ocorrer no futuro”, explica.
Zillacus também disse que para se aproximar investidores é preciso estar alinhado com os próximos passos do mercado e mostrar os atrativos que a empresa pode oferecer no futuro.
6- Esqueça a competição
A única concorrência da startup é ela mesmo. Essa é a verdade de Juha Paananen, CEO da Nonstop Games. Para a profissional, as empresas que estão começando precisam focar nos problemas e desafios internos, sem se preocupar com os “vizinhos”.
7- Se promova
Kassoy, CEO da AdColony e ex-vice-presidente sênior de marketing global da empresa de jogos Activision/Blizzard, disse que as startups precisam acreditar em si mesmas e convencer os outros a acreditarem também. E isso não se conquista de boca fechada.
Para o profissional, o marketing das startups é fundamental para conquistar investidores e ser vista em um mercado tão competitivo. E para isso é preciso investir em pessoas capacitadas nesse tipo de relacionamento.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores