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iFood investe em IA, CRM e cloud computing para pequenos negócios

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iFood investe em IA, CRM e cloud computing para pequenos negócios

Recursos como o iFood Pago e a Maquinona oferecem aos restaurantes parcerios soluções integradas que utilizam tecnologia de ponta

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2 de junho de 2025 - 6h03

iFood Pago foi lançado no ano passado com a proposta de se tornar o “banco dos restaurantes e se soma aos recursos baseados em IA que oferecem insights para captação e retenção de clientes (Crédito: Divulgação)

iFood Pago foi lançado no ano passado com a proposta de se tornar o “banco dos restaurantes e se soma aos recursos baseados em IA que oferecem insights para captação e retenção de clientes (Crédito: Divulgação)

O iFood amplia seu ecossistema com a chegada de novas tecnologias e serviços que vão muito além do delivery.

A marca, de fato, lançou, recentemente, campanha que mostra que iFood não é só  comida.

E que também investe em soluções de tecnologia e finanças.

iFood Pago, o banco dos restaurantes, e a Maquinona

Exemplo dessa evolução é o iFood Pago, lançado no ano passado com a proposta de se tornar o “banco dos restaurantes.”

Dessa forma, o serviço financeiro oferece aos parcerios marketplace, logística, insumos, crédito e soluções de pagamentos integradas ao ecossitema da plataforma.

Essas soluções incluem o iFood Benefícios e a Maquinona.

O objetivo é tornar ferramentas tecnológicas de ponta em recursos disponíveis para pequenos e micro empreendedores do setor alimentício e democratizar o acesso à inteligência artificial (IA), CRM e cloud computing.

“Criamos os serviços financeiros em função da proposta de valor de ajudar o restaurante. Todos esses produtos  – crédito, conta digital, a antecipação – foram desenhados para resolver alguma dor que o restaurante tinha,” diz o head de pagamentos do iFood Pago, Rafael Coda.

Maquinona como estratégia

A Maquinona, maquininha de pagamentos do iFood, é peça-chave nessa estratégia.

Dessa forma, por meio da maquininha, a empresa pode ajudar os restaurantes parceiros em várias frentes ao identificar o consumidor.

Adicionalmente, pode aplicar ações personalizadas ao CRM como descontos, cashbacks e cupons estratégicos para fidelizar clientes.

“Podemos mandar um cupom e com isso gerar fluxo novo de clientes para o restaurante. Esse restaurante passa a vender mais porque aumenta a recorrência e a frequência. Aí passamos a ter algo muito similar ao que acontece no delivery, podemos gerar isso também para o salão do restaurante,” acrescenta Coda.

De fato, dados da empresa revelam que os restaurantes que adotaram as soluções financeiras do iFood registram aumento no faturamento entre 7% e 40%.

Com o sucesso da Maquinona em São Paulo, a empresa, agora, tem planos de lançar o recurso para outras cidades e estados do Brasil.

Na verdade, todo o ecossistema iFood pode se conectar ao iFood Benefícios, que é o plano corporativo de benefícios oferecidos para empresas.

Assim, todos os usuários do programa de benefícios têm direito a cupons, saldo livre e descontos em restaurantes físicos.

Uma das principais vantagens do cartão está na variedade de benefícios oferecidos.

Diferentemente, portanto, dos tradicionais vales-refeição e alimentação, o iFood Benefícios permite ao usuário utilizar os saldos em diversas categorias, como alimentação, farmácia, mercado e bem-estar.

“O diferencial é a conexão com o ecossistema do iFood. Temos ampla rede de aceitação: passa como crédito em todos os estabelecimentos, tem a flexibilidade, a pessoa consegue alternar entre refeição e alimentação e nos outros saldos que ficam separados”, detalha a head de growth e marketing do iFood, Daniela Zylberkan.

Tecnologia do iFood Pago

O iFood Pago, assim, tem a possibilidade de integrar os dados do salão físico com os do delivery e oferece aos restaurantes parceiros visão muito mais ampla do comportamento do consumidor.

Além dos dados do delivery, dessa forma, o iFood reúne informações de pagamentos realizados no local.

Essa funcionalidade  permite identificar o ticket médio no salão e o perfil dos clientes que frequentam o estabelecimento.

Assim, com essa base robusta de dados, os restaurantes conseguem criar campanhas mais inteligentes e direcionadas.

IA e cloud computing

Com as soluções integradas do iFood, portanto, os restaurantes conseguem personalizar a experiência do cliente sem depender de especialistas em marketing.

Com o uso de tecnologias como IA e cloud computing, o processo de CRM é automático e acessível.

“Quando falamos de solução de CRM com pagamento, falamos de ferramenta de inteligência. Essas campanhas, em cima desses dados, conseguem gerar muito mais impacto e valor. A vantagem competitiva e o sucesso que consegueimos ter nas campanhas está justamente na inteligência de dados e no volume de dados que temos,” explica Coda.

Com apoio do clouding computing, todo esse sistema opera de forma ágil e escalável e gera insights valiosos e potencializando a performance dos restaurantes parceiros.

Dessa forma, através de diversas ferramentas baseadas em nuvem, o iFood gera dashboards com informações reunidas por IA.

“Você consegue acessar relatórios com informações como: ‘Como foram as vendas da Maquinona ontem?’, e a ferramenta organiza os dados. Não precisa ter especialidade em códigos e tudo mais”, diz Coda.

Com a integração dessas tecnologias e a ampliação dos serviços, portanto, o iFood democratiza o acesso a ferramentas avançadas para empresas de todos os tamanhos e redefine a forma como organizações se relacionam com clientes e colaboradores.

 

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