Netflix com anúncios: uma visão programática
Existem vantagens e desvantagens nas oportunidades de anunciar na Netflix e claro, estar ali deve ser parte de uma estratégia estudada
Netflix com anúncios: uma visão programática
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13 de junho de 2023 - 6h00
Durante anos, a Netflix permaneceu uma das únicas grandes plataformas de streaming a não exibir anúncios antes e durante seus programas. Mas, com a indústria do entretenimento cada vez mais competitiva, especialmente porque megacorporações como a Disney reduzem suas taxas de assinatura, introduzir anúncios em troca de conteúdo de maior qualidade parece ser a única compensação razoável. No Brasil, a assinatura BASIC with ADS custa R$ 18,90. Embora o público não esteja muito animado com a iniciativa, é um passo importante para os profissionais de marketing que desejam expandir o alcance dos seus anúncios, atraindo novos leads com publicidade em vídeo.
Como profissional de mídia programática, a possibilidade de poder acessar o conteúdo e os dados da Netflix é bastante empolgante. Será possível anunciar vídeos de 30” e 15” e segmentar os anúncios por gênero: drama, comédia, ação, romance, suspense e terror, ficção científica e fantasia. Também é possível escolher seu anúncio nos “Netflix Top 10” (seleção de filmes e séries mais assistidos, com renovação de títulos semanais). Quando falamos nos formatos disponíveis, temos pre e mid roll, não sendo possível escolher entre ambos, e a compra é feita por CPM.
As possibilidades de segmentação por categoria e programa trazem oportunidades avançadas para os anunciantes. A Primeira Impressão (first impression), permite comprar a primeira impressão do dia exibida aos usuários da plataforma. Além disso, a Netflix é líder na criação de tendências globais (pense em todo o conteúdo do Round 6 que nasceu em plataformas como YouTube e TikTok, graças à Netflix), o que significa visibilidade para as marcas enquanto a tendência está se desenvolvendo.
O Brasil é a referência global da Netflix com Anúncio. Estão com ótima adesão, com novos consumidores adentrando para o seu universo. Atendem demandas de grandes campanhas, sem problemas de escala, incluindo exclusão de categorias sensíveis.
No lançamento, a Netflix com anúncios atraiu um grande interesse de profissionais de marketing e agências em todo o mundo. Na verdade, de acordo com o presidente de publicidade mundial da Netflix, Jeremi Gorman, o provedor OTT quase esgotou seu estoque de anúncios a tempo do lançamento. Isso porque o preço dos anúncios da Netflix, ainda que não seja baixo, é um pouco mais agressivo do que outros serviços OTT como Hulu, Amazon e até Disney+ e seguem com ótimos completion rates (que mede o quão valioso e relevante é seu conteúdo para os usuários), acima de 90%.
Existem vantagens e desvantagens nas oportunidades de anunciar na Netflix e claro, estar ali deve ser parte de uma estratégia estudada. O tempo dirá o potencial da nova Netflix suportada por anúncios. Mas, por enquanto, a indústria de publicidade digital e da mídia programática precisa observar os movimentos e sucessos da gigante do streaming de perto.
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