O Grand Prix que virou porta-chaves
Julio Andery, diretor de arte da AlmapBBDO, que completa 30 anos de carreira, compartilha a experiência adquirida em um site pessoal
Julio Andery, diretor de arte da AlmapBBDO, que completa 30 anos de carreira, compartilha a experiência adquirida em um site pessoal
Meio & Mensagem
14 de julho de 2014 - 8h58
Por Amanda Boucault
Diretor: A Menina que Roubava Livros (Brian Percival)
Livro: ReWork (Jason Fried)
Ídolo: o tio Fernando Monteiro
Viagem: Grécia
Hobby: paraquedismo
Desde a puberdade, Julio Andery já sabia que enveredaria pelo caminho da publicidade. O atual diretor de arte da AlmapBBDO foi apresentado ao universo dos slogans e das campanhas por seu primo, que trabalhava na Dupont e mostrava as peças feitas pela Y&R para a marca.
O trabalho em família até viabilizou o acesso de Andery à agência, mas, para manter a vaga de estagiário, aos 15 anos, o profissional cumpria as mais diversas funções com bom humor. “Eu varria o chão, lavava pincéis, apontava lápis. Só não fazia cafezinho porque acho que não era muito habilidoso”, brinca.
Começar cedo tem suas vantagens. Aos 45 anos, o diretor de arte já acumula três décadas de carreira e passagens por agências como Fischer, Y&R, F/Nazca Saatchi & Saatchi, AlmapBBDO, Lowe e DM9DDB (nas duas últimas chegou à vice-presidência). A trajetória inclui ainda trabalhos com Pepsi, Havaianas, Kibon e Volkswagen.
O extenso período resultou em prêmios. Em 1997, ganhou seu primeiro Leão, em Cannes. No entanto, por estar se recuperando de um acidente de carro, não pode comparecer e subir ao palco para receber o troféu pela campanha para o repelente Autan. Para compensar a ausência, os companheiros Marcello Serpa e Ricardo Chester o representaram com um cartaz escrito “Andery, você também está aqui”. A cena se tornou emblemática para Andery.
A experiência dentro da agência é interessante, mas fora dela é possível encontrar o equilíbrio. Um dos grandes ensinamentos que o diretor de arte carrega em sua vida veio por meio de sua diarista, Lu, que transformou o Grand Prix do Fiap, conquistado pela campanha da AlmapBBDO para a Bayer, num porta-chaves. “Essa mulher me ensinou o verdadeiro valor disso tudo”, conta.
O acontecimento motivou Andery a criar um site em que compartilha o conhecimento com jovens que escolhem seguir seus passos. O portal usa o conceito de trabalho em conjunto, que inclui palestras em universidades e uma biblioteca com livros de comunicação. “Conheça o ofício. Se você gostar, mergulhe, e seguramente terá bons frutos”, é o principal conselho que Andery dá aos futuros profissionais que buscam nutrir a paixão pela publicidade.
Compartilhe
Veja também
Meta pede reconsideração, mas ANPD mantém restrição sobre IA
Autoridade Nacional de Proteção de Dados recebeu pedido de reconsideração da determinação, mas manteve a big tech proibida de usar dados de usuários para treinar ferramentas de inteligência artificial
Masp vai hastear bandeira LGBT+ durante a Parada de São Paulo
Iniciativa inédita foi idealizada pelo Castro Festival e viabilizada pela marca Amstel