Assinar
De 7 a 15 de março de 2025 I Austin - EUA
SXSW

A importância da comunidade na discussão de tecnologias emergentes

A tecnologia tem avançado a uma velocidade sem precedentes nos últimos anos, e muitas das inovações mais recentes podem aprender e serem mais eficientes a partir dos dados fornecidos


16 de março de 2023 - 9h48

Crédito: Planet-studio/Shutterstock

Durante os primeiros dias do SXSW pude perceber e refletir sobre como a comunidade é imprescindível para contribuir na construção de Inteligências Artificiais que compreendam diferentes realidades de quem as usa por ser um espaço de conexão social, no qual a participação coletiva tem o poder de gerar mudanças e impactos significativos na sociedade. e ambientes propícios para o aprofundamento de questões emergentes. Atualmente, fala-se muito em inteligência artificial (IA) generativa.

A tecnologia tem avançado a uma velocidade sem precedentes nos últimos anos, e muitas das inovações mais recentes são baseadas em algoritmos de IA que podem aprender e serem mais eficientes a partir dos dados fornecidos. No entanto, mesmo com toda essa evolução digital, as conexões humanas ainda são essenciais para o desenvolvimento e aprimoramento dessas tecnologias. Por mais que haja um imaginário de que elas sejam desenvolvidas por profissionais isolados com suas telas de computador e em laboratórios, os dispositivos conectados emergentes são indissociavelmente dependentes dos vínculos sociais.

A própria IA é treinada com dados que são coletados por seres humanos. Isso significa que a qualidade desses dados é influenciada pelas pessoas que os coletam e pela comunidade de indivíduos que são representados nesses dados. Se as pessoas que coletam os dados não são diversas ou representativas da população em geral, a IA pode ser treinada com vieses e preconceitos que se refletem em seus resultados. Além disso, sem a colaboração de uma comunidade diversa, os desenvolvedores podem perder importantes perspectivas e insights que poderiam ajudar a aprimorar seu trabalho.

Para que essas tecnologias sejam verdadeiramente eficazes, é importante que sejam desenvolvidas em colaboração com a comunidade. Os desenvolvedores devem estar dispostos a ouvir e responder às preocupações e necessidades dos usuários finais, trabalhando em conjunto para garantir um resultado mais representativo e coerente com a realidade ampla que os cercam.

Por fim, essas primeiras impressões do South by Southwest, reafirmaram e abriram ainda mais minha mente sobre como só será possível mudar o mundo por meio da tecnologia se forem criados vínculos sociais fortes o suficiente para a formação de uma comunidade ativa nas discussões éticas e nas implicações sociais do que está sendo criado. Perguntas precisam ser feitas e discutidas em profundidade em fóruns adequados. Mais do que respostas, são os questionamentos que fortalecerão os laços sociais e permitirão a inovação em mundos mais razoáveis e menos apocalípticos.

Publicidade

Compartilhe