Festival de tecnologia e inovação aflora a emoção e o encantamento
Elenco de mulheres potentes inspiram corações e mentes e aprimoram a experiência no SXSW em 2024
Elenco de mulheres potentes inspiram corações e mentes e aprimoram a experiência no SXSW em 2024
12 de março de 2024 - 14h41
O Festival começou em um dia de céu azul e temperatura alta, bem de acordo com toda a expectativa em torno do que seria mais uma edição.
Pessoas ansiosas pelos corredores, fila para a fala de abertura e, como sempre, Hugh Forrest, Chief Executive Officer do Festival deu o tom do que seriam os próximos dias. Com seu jeito quase acanhado, fez um manifesto do que é a verdadeira essência do South by: “Nós acreditamos no poder das comunidades, nós acreditamos no poder da inspiração, da diversidade e da criatividade.”
Aquele momento me levou para 2023, onde logo no início do primeiro keynote eu percebi que seria um SXSW diferente para mim. No lugar de tecnologias, metaversos e realidades expandidas, eu iria me emocionar com o mais humano dos sentimentos, a compaixão. Até aquele 10 de março, eu nunca tinha ouvido falar no Dr. Simran Jeet Singh.
Com um discurso doce, mas firme, Dr. Simran emocionou um ballroom D lotado, auditório principal do centro de convenção de Austin, relatando seu trabalho que prega a não violência e a empatia. Depois foi a vez de do chef José Andres, contar com simplicidade e clareza como funciona o World Central Kitchen, projeto humanitário que tem como propósito capacitar pessoas em comunidades que foram vítimas de desastres naturais ou de guerra, a produzir refeições e alimentar o maior número desabrigados.
Já em 2024, meu encantamento está sendo com as mulheres e suas falas potentes e pragmáticas e, novamente a primeira keynote já me mostrou o que seria essa edição. Ada Limón, poeta laureada pela biblioteca do Congresso Americano, falou sobre criatividade e amor pela poesia. Ada escreveu um poema que será enviado na nave Clipper, em missão de exploração à segunda lua de Júpiter, na Europa em outubro deste ano. O poema fala sobre mistérios, escuridão, água e vida. Pura beleza e esperança. Para Ada, poesia tem a ver com conexão com a natureza e com descansar. “Tem momentos em que não deveríamos estar criando, mas somente ouvindo e observando.”
A sequência tem sido um show de mulheres brilhantes, inspirando corações e mentes em suas exposições. Não sei se foi a minha curadoria, mas, em 2024, as mulheres estão “kicking asses” por aqui. Um elenco estelar vem desfilando na minha frente: Elisabeth Brandon-Boudreau, Brooke Shields, Laurie Santos, Amy Webb, Dra. Lisa Su, só para citar algumas. Poder ter a emoção de estar ao vivo e presenciar momentos memoráveis como o de Kara Swisher entrevistando Scott Galloway, ou ainda ter tido o privilégio de assistir duas das mulheres mais inspiradoras dos últimos tempos, Brené Brown, entrevistando nada menos do que Esther Perelman, já valeu ter vindo ao Texas.
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo