Assinar
De 7 a 15 de março de 2025 I Austin - EUA
SXSW

O melhor do dia 13, by Joana Mendes

A presidente do Clube de Criação, Joana Mendes, priorizará palestras sobre racismo, segregação, lideranças mais empáticas e música latina nesta segunda-feira


12 de março de 2023 - 21h07

O despertar da curiosidade, a segregação de comunidades nos Estados Unidos, a música latina, o racismo e como ser um líder mais empático, estão entre os destaques de Joana Mendes, presidente do Clube de Criação, para esta segunda-feira, 13, do SXSW 2023. “Esse é meu segundo ano no SXSW e se tem algo que aprendi e gostaria de dividir é que, está tudo bem. Tudo bem sair de uma palestra no meio, tudo bem não conseguir entrar em alguma outra. Existem muitas maneiras de aproveitar o festival e, com certeza, sua experiência vai ser única”, reforça.

sxsw 2023

Joana Mendes privilegiará palestras que tem relação com cultura, segregação, lideranças e racismo (crédito: divulgação)

Creating Cultures of Curiosity

10h – 11h*

JW Marriott, Salon 5

Eu sou uma pessoa muito curiosa. Estou sempre perguntando, sempre querendo saber mais. Acredito que grande parte das pessoas que estão por aqui ou por aí lendo, também são. Essa palestra promete dar instrumentalização para fazermos mais perguntas, para fazermos as perguntas certas e sermos mais curiosos. Tô super curiosa para saber mais…

Segregation by Design

10h – 11h*

JW Marriott, Salon 6

Quem mora em uma capital brasileira sabe o quão segregados nós somos. A qualquer momento, trocando de uma rua para outra, é possível ver as diferenças até em coleta de lixo. Essa palestra vai mostrar como esse processo aconteceu em 180 comunidades nos EUA, que receberam fundos para construir rodovias e, simplesmente, separaram essas comunidades do resto da cidade com estradas.

Why can’t we have nice things?

10h – 11h*

Austin Convention Center, Room 16AB

Só lendo o título do livro “A soma de nós: quanto o racismo custa para todos nós e como podemos prosperar juntos”, já é o suficiente para eu querer ver essa palestra. Muita gente tende a dizer que os EUA, sim, são um país racista. Porém, quem é negro no Brasil, sabe que o racismo à brasileira é uma ferramenta extremamente sofisticada criada para nos afastar de acesso, oportunidades e nos faz escutar coisas como, os EUA, sim, são racista. Mas é preciso mudar e a mudança precisa ser essencial para todos nós: negros ou não negros.

The Influence of Latin Music on Global Touring

11h30 – 12h30*

Austin Convention Center, Room18AB

A música latina é um fenômeno global. Ao mesmo tempo, entendo que consumimos pouca música de outros países latinos. Aqui, eles prometem contar mais sobre os artistas latinos e suas turnês, de RBD a Bad Bunny.

We need Trauma Informed Workplaces

14h30 – 15h30*

JW Marriott, Salon 2-4

Saber lidar com os próprios traumas e o da equipe pode fazer tenhamos equipes e lideranças mais humanas, empáticas e próximas. Mas nós não sabemos dos traumas das pessoas que nós lideramos e não divididos a experiência. Vou colar aqui para descobrir um pouco mais sobre como tornar esse processo o mais humano possível.

*Horário local de Austin

Publicidade

Compartilhe