Globosat anuncia parceria com Vice Media
Empresa do Grupo Globo se torna acionista minoritária na operação brasileira, visando produção de conteúdo com foco inicial em digital
*Atualizado às 11h47
Em comunicado, a Globosat, programadora de televisão por assinatura do Grupo Globo, e a Vice Media, anunciaram uma parceria de conteúdo para o mercado brasileiro. O acordo compreende “principalmente as áreas de digital e produção de conteúdos audiovisuais”.
Ainda segundo o texto, o objetivo da joint-venture “é combinar a expertise de ambas as operações, ampliar a oferta de conteúdos para usuários da geração millenials e oferecer novas opções aos anunciantes”, intensificando a criação, distribuição e geração de negócios de “conteúdos de mídia em plataformas próprias e de terceiros (Snapchat, YouTube e Facebook)”.
A Globosat anunciou recentemente a criação da plataforma Viu, dedicada a produzir conteúdo e formatos comerciais para millenials, por meio de estratégias que cruzem suas diferentes marcas com mídias sociais e influenciadores digitais. A Vice opera, por sua vez, a Virtue Worldwide no Brasil, uma agência de criação in-house direcionada ao público jovem que produz branded content e experiência de marcas para clientes como Diageo, Unilever e Nike, entre outros.

Vice reinventa o modelo de anúncio de TV
Não há menção sobre possíveis efeitos na parceria que a empresa já possui com a HBO, no qual veicula documentários e grandes reportagens em vídeo. Mas o comunicado internacional afirma que canais da Globosat poderão distribuir blocos de conteúdo do canal pago Viceland, que a empresa opera no exterior em parceria com a programadora A+E. Diz ainda que a Globosat assume uma pequena fatia societária da Vice Brasil, ainda que a marca estrangeira reforça que segue no controle do próprio conteúdo.
Investimentos e IPO
A parceria com a Globosat é mais uma entre os diversos acordos internacionais que a Vice tem costurado nos últimos anos. Grupos de mídia de locais como Índia, Oriente Médio, Sudeste Asiático, Canadá, Austrália e Nova Zelândia têm assinado contratos com a Vice Media.
Recentemente, a empresa conseguiu um investimento de US$ 450 milhões da empresa de fundos privados TPG, que avaliou o valor da Vice em US$ 5,7 bilhões. A companhia fundada por Shane Smith já passou por diversas rodadas anteriores, como Disney, Technology Crossover Ventures e 21st Century Fox (além da já citada A+E).
Hoje, a Vice opera em mais de 30 países e leva seu conteúdo a cerca de 80 territórios. Tamanho crescimento e apetite por maiores mercados tem gerado especulações sobre um provável IPO da empresa desde 2015, que nunca se concretizou, mas parece cada vez mais tangível.